A coordenadoria dos Direitos da Mulher de Macaé vem desenvolvendo vários projetos voltados para mulheres vítimas de violência como também a seus familiares, gestantes e adolescentes. De acordo com a coordenadora Vânia Deveza, na próxima quinta-feira (23), terá início o grupo operativo, com mulheres vítimas de violência física e psicológica.
Segundo a diretora técnica da coordenação, Mirian Benjamim, o trabalho será feito por psicólogas com o objetivo de resgatar a auto-estima das assistidas, através da troca de experiências na terapia de grupo.
A psicóloga Gisela Mattos ressalta que as mulheres quando chegam no Núcleo de Atendimento a Mulher (Nuam) estão emocionalmente desestruturadas. “Iremos focar no grupo a violência e suas vertentes como passividade e submissão, para que através da troca de experiência elas possam traçar metas de suas vidas”.
Mirian acrescenta que o grupo será estendido futuramente aos homens, mas ela lembra que vem sendo realizado um trabalho com os agressores. Só em maio, foram 11 atendimentos feitos por psicólogas e advogadas do núcleo.
Serra – Visando revitalizar o Grupo de Mulheres de Glicério, que confecciona enxovais a gestantes carentes do distrito, a coordenação dos Direitos das Mulheres firmou, na última semana, parceria com suas integrantes. Na oportunidade, foi entregue uma máquina de colocar pressão, doada pela empresa Atlântico Hotelaria.
Segundo Vânia Deveza, a coordenação está fornecendo tecido, banheiras e outros utensílios. “Para auxiliar a renda destas mulheres a cada duas peças confeccionadas, uma será doada, e a outra vendida na Feira Renda Mulher”, conclui a coordenadora.