Foto: Ana Chaffin
O Hospital Municipal São João Batista faz cirurgias cardíacas pela prefeitura desde outubro de 2013
A primeira palestra “Vida Saudável: Coração Novo, Vida Nova”, oferecida pela equipe multidisciplinar do setor de Cardiologia do Hospital Municipal São João Batista a aproximadamente 15 pacientes operados na unidade, aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), no auditório do hospital. O São João Batista, que desde outubro de 2013 faz cirurgias cardíacas pela prefeitura, a partir de abril deste ano, após o credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se uma das unidades de referência do estado nessa especialidade e tem realizado cerca de 20 cirurgias, além de quase 90 procedimentos, como cateterismos e angioplastias, por mês.
A palestra foi idealizada pelo cirurgião cardíaco, Darkson Gutierrez, com o objetivo de promover a troca de experiência entre os pacientes, esclarecer dúvidas sobre os sintomas, informar sobre a alimentação adequada, a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis. Durante o encontro, o médico apresentou estatísticas e estratégias para se reduzir o risco de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), alertando que o estilo de vida é responsável por 54% dos infartos e pela metade dos AVCs. Também uma psicóloga e uma fisioterapeuta conversaram o com a plateia, que ainda aprendeu exercícios para melhorar a condição respiratória.
- A cirurgia de revascularização do miocárdio trata um dos sintomas, uma consequência da doença cardíaca. Mas para se tratar realmente o problema é necessária uma mudança de hábitos. A obesidade, dormir mal ou menos de 7 ou 8 horas, o alto nível de estrese, a alimentação rica em gorduras animais, o consumo de frituras, o sedentarismo, a ingestão de álcool e o tabagismo aumentam muito o risco de se desenvolver a doença -, explica Darkson.
Segundo o médico, a partir dessa palestra, outras acontecerão semestralmente, visando atingir não apenas aos pacientes, mas também a quem mais eles possam transmitir as orientações de como se manter a boa saúde. Darkson ressalta que o hospital, após o credenciamento à Rede Estadual de Alta Complexidade em Cardiologia, tem sido reconhecido como unidade de referência, recebendo pacientes de municípios até de outras regiões do estado, como São Gonçalo, Niterói e Itaboraí.
- A equipe é ótima. O atendimento de todos os profissionais do hospital e a cirurgia foram de excelência -, disse o técnico de construção naval aposentado que passou pela operação de revascularização do miocárdio (pontes) pelo SUS, em julho, Flávio Lúcio Gessário, morador do bairro Imbetiba. Ele, que já tinha sido operado anteriormente em Campos dos Goytacazes, reconhece que descuidou de sua saúde, acarretando a necessidade de uma segunda cirurgia. “Agora vou me cuidar”, frisou.
O cirurgião deu algumas dicas para se manter o coração saudável: ingerir bastante água, parar de fumar - que reduz o risco cardiovascular em um terço; manter uma dieta saudável – que reduz o IAM em 72% e caminhar por 30 minutos diariamente – que reduz em até 50% os eventos cardiovasculares, inclusive por diminuir o nível de estresse. Quanto às dicas alimentares, ele aconselha o consumo de peixes, fonte de ômega 3, uma ou duas vezes por semana – que reduz em até 36% a mortalidade na população de risco; a diminuição do consumo de sal; não ingerir alimentos fritos; adotar uma dieta de baixa caloria (como a do Mediterrâneo) – que reduz em 58% a incidência de diabetes - e tomar meia taça de vinho tinto diariamente, mas sem abusar do álcool.