O Coral da Cidade de Macaé retomou seus ensaios, as terças e quartas-feiras, das 20h às 22h, na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura. Os interessados em participar do grupo regido pelo professor Wilson dos Santos Souza devem comparecer aos ensaios para o teste para aferir afinação e ritmo. A escola fica na Av. Rui Barbosa, 780, 3º andar. Os telefones para contato são: 2759-0889 e 2772-7462.
Os benefícios para quem integra um coral vão além do âmbito musical. “Quem pratica canto-coral se torna mais sociável, melhora a capacidade de trabalhar em grupo, aprende a aceitar os próprios limites e os dos outros e desenvolve atitudes de solidariedade e colaboração. Além disso, amplia a aptidão de trabalhar com objetivos comuns”, garante Wilson. Para ele, os efeitos positivos do coro podem ser transmitidos ao público. “O objetivo da arte é emocionar as platéias que estão carentes desse tipo de sensibilização”, completa.
Os pré-requisitos para ingresso no grupo são: ter idade a partir de 14 anos, ter, no mínimo, primeiro grau completo, possuir as habilidades musicais afinação e ritmo, não portar problemas de ordem foniátrica que possam influir no rendimento e qualidade vocal. Serão selecionados cantores para todos os naipes: as vozes femininas, sopranos e contraltos, e as masculinas, tenores e baixos.
O Coral da Cidade de Macaé apresenta um repertório eclético, desde o erudito sacro, passando por spiritual, até peças modernas e obras folclóricas de diversas regiões brasileiras. O grupo foi criado há quatro anos para atender a demanda cultural da sociedade macaense. Atualmente, cerca de 30 pessoas, de 15 anos até a terceira idade, compõem o coro. A Fundação Macaé de Cultura tem como meta a excelência musical do grupo. Por isso, são oferecidos aos integrantes conceitos e prática de técnicas vocais.
O Coral da Cidade de Macaé participa anualmente de aproximadamente 15 apresentações em eventos da municipalidade, também se apresenta no projeto Quartas Culturais da escola de artes e, ainda, no final do ano, realiza o concerto de gala no Teatro Municipal de Macaé. Nos últimos dois anos, participou do Encontro de Corais de Cabo Frio.
O professor Wilson dos Santos Souza formou-se no curso de Licenciatura em Música da Uni-Rio e no curso de Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte, sob orientação do professor Carlos Alberto Figueiredo. Foi aluno em workshops ministrados por grandes regentes, tais como: Eph Ely, Lutero Rodrigues, Júlio Moretzsohn, Joseph Pratz, Samuel Kerr, David Junker, Eduardo Fernandes, Edu Larkschevitz, Juan Tony Gusmán, entre outros. Atuou como regente assistente nos Festivais de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora em 1995 e 1996 e, neste período, também como regente convidado do Coral “Primus Choralis” de São João Del Rey. Ainda esteve à frente por onze anos do coral “Vozes de Macaé”. Atualmente é professor de “Prática Coral” e “Teoria e Percepção Musical” no Conservatório Macaé de Música.