Já está tudo certo para a apresentação de 33 cantores, do Coral da Cidade de Macaé, que realiza seu quarto concerto na quinta-feira (26), às 20h30, com entrada franca, no Teatro Municipal. Segundo o regente Wilson dos Santos Souza, o repertório é eclético, com riqueza e pluralidade culturais. “Os coralistas são de diferentes camadas sociais, culturais e de idade, atingidos por algum gênero ou estilo musical”, explica.
Ele diz que o repertório terá três músicas americanas e dez brasileiras, compostas por canções eruditas ou populares, como baião e maracatu. A entrada será Sanctus, de John Leavitt. Os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Dorival Caymmi, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga também serão interpretados pelo Coral da Cidade de Macaé.
Há quatro anos participando do Coral, a arquiteta Eleonora Paes Borges, ressalta que esta prática é uma fonte de paz. “O Coral significa doação a mim mesma, além de também me doar às pessoas. É grande o prazer de cantar – uma arte maravilhosa”, diz. Com voz soprano, ela afirma que apesar de não estudar conceitos teóricos de música, não há impedimento de cantar. “Qualquer pessoa pode participar desta prática universal, que independe de cultura, instrução, classe social, idade e sexo”, afirma, acrescentando que é importante estudar música e pretende ampliar seus conhecimentos sobre o tema.
O Coral da Cidade de Macaé foi fundado em fevereiro de 2003, com o objetivo de ser um órgão integrador e aglutinador de cultura. É mantido pela Fundação Macaé de Cultura, através da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, e formado por pessoas da comunidade, servidores municipais e alunos do Conservatório Macaé de Música.
Com um repertório eclético, que vai do erudito ao popular, passando pelos mais variados estilos e gêneros, atende a variados gostos. Realizando inúmeras apresentações, como no encontro regional de corais, em Cabo Frio, e em eventos e cerimônias, em Macaé, os coralistas também participaram do concerto da Ressurreição (2004), durante a Semana Santa. Todo mês de dezembro, realizam cantata percorrendo as ruas do centro da cidade.
Em 2006, Wilson dos Santos Souza já regeu o Coral na inauguração da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, na reunião dos presidentes regionais da OAB e no primeiro fórum macaense de qualidade de vida. “Além disso, também nos apresentamos em escolas das redes pública e particular de ensino”, conta o regente. Na próxima apresentação, haverá assistência de regência do pianista Frederico Neves de Aguiar. A monitora de naipe de sopranos será Seina Suppé Heringer Chaves.
O Teatro Municipal de Macaé está localizado na Avenida Rui Barbosa, 780.