Coral da Cidade de Macaé transcende a arte

25/11/2022 08:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: divulgação

Homenagem a Dona Alice, inspiração para a criação do coro, emociona público e integrantes do grupo.

Uma homenagem muito especial do Coral da Cidade de Macaé a uma de suas primeiras integrantes e também inspiração para a carreira na música do fundador do grupo, Wilson dos Santos, e ainda para a criação do coro foi prestada no Centro Macaé de Cultura. O maestro esteve à frente do grupo de 2003 a 2017 e sua mãe, Alice Angélica dos Santos Souza, frequentou os ensaios até o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

Dona Alice foi convidada para um ensaio especial dedicado a ela na entrada do Teatro Municipal de Macaé. Mesmo apresentando falhas de memória devido a senilidade, ela se lembra do repertório ensaiado e costuma pedir ao filho para levar para ela as partituras para estudar em casa. Quando Dona Alice cantou junto com o coral, a emoção tomou conta dos integrantes e do público. Antes da criação do grupo, Dona Alice já cantava em coro, vindo a inspirar a formação do filho regente e, mais tarde, a fundação do coral da cidade por ele.


“Resolvemos fazer esta homenagem, porque ela já estava em processo de senilidade antes da pandemia e, mesmo assim, fazia questão de estar conosco. Ela não me reconheceu no dia da homenagem, mas lembrava das músicas. Dona Alice chegou a participar de uma apresentação virtual durante a pandemia. Ela se levantou, se juntou ao coral e começou a cantar. Não sei como consegui seguir. Ela estava cantando com os olhos cheios d’água”, conta a regente do Coral da Cidade de Macaé e professora da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Maristela Tavares.


“A arte, a nossa vivência e convivência não são só racionais. Se uma pessoa perde a cognição ou a memória, ela não necessariamente perde toda ela. Este tipo de grupo é de grande importância para a socialização e para a vivência da arte de nosso cotidiano e de nossa formação enquanto pessoa”, completa.

A diretora da Emart, Sheila Juvêncio, falou sobre o comprometimento dos professores com cada indivíduo que passa pela escola. “A gente ama tanto o que faz que transcende. Meus parabéns à Maristela por essa homenagem e dedicação”.

Coral da Cidade

O Coral da Emart é vinculado à Secretaria de Cultura de Macaé. A professora Maristela, macaense de nascimento, atua como preparadora vocal do coro desde 2012 e assumiu a regência em 2017. Neste mesmo ano, o professor de Piano e de Percepção Musical da Emart, Joel Bezerra, passou a participar do projeto como pianista-arranjador. Na Emart, Maristela também ministra aulas de Canto, Didática do Ensino da Música e Técnica Vocal para o Curso de Teatro. Maristela e Joel são licenciados em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Desde que Maristela está à frente do grupo, que é dividido por naipes vocais, o coro participou do Concurso de Coral de Teresópolis-RJ e realizou os Flash Mobs comemorativos do aniversário da cidade, no Mercado de Peixe, e de Natal, no Calçadão da Av. Rui Barbosa, ambos em 2019. Na ocasião, o grupo contava com cerca de 30 integrantes, entre 28 e 78 anos de idade. A maior parte do repertório é formada por Música Popular Brasileira. A próxima apresentação do grupo será durante a ‘Semana Emart’, nos dias 14 e 15 de dezembro, com um repertório especial natalino.

Inscrições

Os ensaios do Coral da Cidade de Macaé acontecem as quartas-feiras, às 19h, na sala 201 da Emart. Os interessados em participar, maiores de 16 anos de idade, devem comparecer neste horário para fazer o teste de ingresso que consiste em uma avaliação musical de afinação e noção rítmica pela regente. Se aprovado, é preciso fazer inscrição na secretaria da escola, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, apresentando documento original com foto e comprovante de residência com respectivas fotocópias, além de duas fotos 3 x 4.

A Emart fica no Centro Macaé de Cultura, Av. Rui Barbosa, 780, Centro da cidade.