Coral da Guarda Sênior é sucesso na Tarde de Integração da Terceira Idade

11/05/2007 17:27:54 - Jornalista: Equipe Secom

O Teatro Municipal de Macaé foi palco na quinta-feira, 10, da exibição do Coral da Guarda Sênior, que abriu a Tarde de Integração do Grupo da Terceira Idade de Macaé em homenagem ao Dia das Mães.

Muito aplaudidos pela platéia, os guarda-cantores mostraram várias peças bem-humoradas e alegres. A apresentação do Coral iniciou-se com o Hino de Macaé. As músicas “Lá no Pântano”, “Peguei um Ita no Norte” e “Meu Automóvel” foram algumas das que fizeram parte do repertório regida pelo maestro Phydias Barbosa Barreto.

O guarda municipal Djalma Dias cantou o Hino da Guarda Sênior junto com o Coral. Logo após o Grupo Sexteto da Guarda, composto pelo diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, maestro Phydias Barbosa Barreto, diretor-financeiro da GM, Guilherme Barreto e pelos agentes da Guarda, Figueiredo, Bezerra e Ricardo se encantaram com as canções “Palmeiras”, “Para Frente Macaé” e “Cumbaya”.

O presidente da guarda Antônio Franco se emocionou ao declamar um poema em homenagem a todas as mães e, em especial, à guarda sênior Hilda Ferreira Castro, de 78 anos, a mais idosa do grupo, fazendo ainda uma homenagem a dona Margarida Mussi, mãe do prefeito de Macaé.

- É um trabalho satisfatório e bonito de ser realizado. É muito interessante ver o pique, a energia, a disposição que eles têm para fazer as coisas. Não existe nada mais revigorante do que o grupo estar bem, ressalta o diretor-presidente Antônio Franco, um dos responsáveis pela criação e uma das vozes do Coral.

Segundo o maestro Phydias, o coral busca proporcionar atividade cultural para os membros da terceira idade. Ele explica que o grupo está iniciando e por isso é dividido somente em duas vozes: sopranos e contraltos. Os integrantes do Coral ensaiam todas as sextas-feiras, às 9 horas, no auditório da Guarda Municipal.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança fala do valor do Coral para os guardas.

- Para os guardas participar do Coral é estimulante, eleva a auto-estima e gera aumento da qualidade de vida, porque se sentem úteis. A apresentação foi ótima, eles se sentiram estimulados com os aplausos e o entusiasmo da platéia. A união, a descontração, a alegria, que eles passaram foi maravilhosa. A música acompanha cada homem e é utilizada como elemento de expressão individual e coletiva. Pode ser aplicada como terapia e ser uma das saídas para o homem contemporâneo que vive nesta sociedade conturbada e é isso que estamos vivenciando aqui, música como força do viver, diz emocionada Elaine.


Tarde de Integração - A Tarde de Integração da Terceira Idade é uma realização da Prefeitura de Macaé, por meio da Fundação Macaé de Cultura e da Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé –Cetim. O evento acontece todas as segundas terças-feiras do mês, às 15h, no Teatro Macaé de Cultura. Durante todo o evento são realizados sorteios e brincadeiras.

A coordenadora do Cerimonial da Fundação Macaé de Cultura, Fátima Jorge, fala do bem-estar que sentem os participantes.

- O mais bonito é que no final da festa, eles saem leves, felizes e realizados. Os freqüentadores do evento são, na maior parte, integrantes de grupos da terceira idade, frisa a coordenadora.

Ela lembra que este programa é pioneiro, não havendo outro semelhante em outra cidade ou estado brasileiro.

- O grande parceiro para a realização do evento é o Costa Mil Supermercados. A parceria entre as instituições públicas e privadas seria importante para este evento – diz Fátima, ressaltando que as pessoas interessadas em co-participar da festa feita para a melhor idade, devem entrar em contato, através do telefone 2759-0889, ramal 202, para falar com ela ou Richard.