logo

Coral da Guarda Sênior ensaia para apresentação no Dia das Mães

08/05/2007 17:21:54 - Jornalista: Cláudia Liese

A última segunda-feira (7) foi dia de festa para os 100 integrantes do Coral da Guarda Sênior. O grupo ensaiou no auditório do Centro Macaé de Cultura já em clima de inovação. O coral é um Projeto da Guarda Municipal de Macaé. Nesta quinta-feira (10), o Coral realiza apresentação em homenagem ao Dia das Mães no Centro Macaé de Cultura, às 15h. Eles cantam para os filhos e parentes em uma demonstração de alegria e força de viver.

Orientados pelo maestro Phydias Barbosa Barreto, os integrantes do Coral da Guarda Sênior têm experiência das mais agradáveis com a música. “Trata-se de um coral voltado para proporcionar uma atividade cultural para a Terceira Idade. É um trabalho satisfatório, bonito de ser realizado. É interessante ver o pique, a energia, a disposição que têm para fazer as coisas. Eles têm muitas idéias e responsabilidade com os ensaios”, ressalta o diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco.

O resultado do trabalho fica evidente no depoimento da guarda sênior Hilda Ferreira Castro, 78 anos. “São horas que nem vejo passar. A gente se envolve com as músicas, com o que elas dizem, a melodia e muitas vezes nos emocionamos com nossas lembranças. Cantar no coral é muito prazeroso”, frisa.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, fala da importância do Coral para os guardas.

- Participar da Guarda Sênior tem elevado a auto-estima e gerado aumento da qualidade de vida dos guardas, porque se sentem úteis. Agora com o Coral os guardas estão usando a música como forma de se expressarem. Isso possibilita entenderem que são capazes de realizar tudo, em todos os setores da vida, basta ter oportunidade e é isso que nós estamos fazendo propiciando oportunidades, afirma Elaine.

O maestro lembra que o Coral serve para a integração dos idosos.

- O importante no Coral não é o som perfeito, mas a união, a descontração, a alegria, que eles passam por poderem estar fazendo algo que gostam. Eles deixaram de ficar em casa largados e hoje participam, estão vivos e mostram isso com alegria e vontade de viver, diz emocionado Phydias.

Divididos em duas vozes: sopranos e contraltos, os integrantes do Coral ensaiam todas as sextas-feiras, às 9h, no auditório da Guarda Municipal. Para obter o progresso vocal e musical dos cantores o maestro realiza exercícios de respiração, relaxamento, dicção, impostação da voz e de articulação.