logo

Corredor de monitoramento vai aumentar segurança no município

29/01/2015 19:48:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arquivo Secom

Projeto será ampliado e irá sinalizar para a população o posicionamento de 16 câmeras das 54 existentes na cidade

Macaé irá contar, ainda neste semestre, com Corredores de Segurança, inicialmente, nos bairros Centro e Imbetiba. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, o projeto irá sinalizar para a população o posicionamento de 16 câmeras das 54 existentes na cidade, por meio do Sistema Municipal de Videomonitoramento do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM). Os pontos receberão faixas de identificação e, além disso, os guardas municipais irão distribuir panfletos com telefones úteis e emergenciais.

No Centro, o corredor será implantado entre as ruas Visconde de Araruama (norte), Abreu Lima (sul), Rui Barbosa (leste), Velho Campos (oeste). Já, em Imbetiba, será entre as ruas Luiz Belegard e Papa João XXIII. "A proposta é que os moradores e visitantes tenham conhecimento sobre os locais em que podem contar com a cobertura de câmeras e, com isso, a sensação de segurança aumenta. A medida também visa coibir possíveis ações criminosas", disse o secretário, acrescentando que o monitoramento acontece 24 horas por dia.

Para implementação dos Corredores de Segurança, a Ordem Pública iniciará um mapeamento de alcance das câmeras, que podem captar imagens de até 1,5 quilômetros de distância, porém, a melhor nitidez identificada em testes é de 400 metros. "Esse estudo não obedeceu somente a distância, mas também a importância do ponto. Por isso, o planejamento é fundamental. Escolhemos os bairros do Centro e Imbetiba pois são pontos de maiores índices de ocorrências e concentração de pessoas. Neste período, antes da implantação, iremos visitar todos esses pontos para verificarmos possíveis obstáculos que possam dificultar a captação das imagens", disse Jório.

As demais câmeras do município são posicionadas próximas a colégios, em praças, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, perto de agências bancárias, pontos de ônibus, terminais rodoviários e outros pontos estratégicos. Todas as informações captadas pelo Sistema Municipal de Videomonitoramento são direcionadas para o Centro de Operações da Polícia Militar.

Ampliação – Até o final do ano, será possível a ampliação desses corredores de segurança, com a aquisição de 14 novas câmeras, por meio do Programa de Desenvolvimento para Macaé e Região (Prodesmar), em parceria com a Petrobras. Segundo o secretário, a licitação já está em andamento. Com isso, os corredores chegarão à Orla dos Cavaleiros e, em Imbetiba. Os dois bairros ficarão cobertos pelas câmeras.



Parceria com governo federal garante mais 20 câmeras

Em parceria com o governo federal, por meio do programa "Crack é Possível Vencer", a prefeitura instalará, no primeiro semestre, mais 20 câmeras no município, sendo 16 fixas nos bairros Cajueiros, Visconde e na Comunidade da Linha. As outras quatro irão compor um Centro de Operações Móvel, com um micro-ônibus que vai mudar de posição de acordo com a necessidade, e pode ser utilizado, também, em eventos ou crises.

Outra ação da secretaria de Ordem Pública é a consolidação do Consórcio Regional de Segurança Pública, em parceria com seis municípios da região, que pertencem à área do 32º Batalhão de Polícia Militar. A proposta é estudar a sistemática dessas cidades e estabelecer ações conjuntas. A ideia é, ainda, aumentar as prioridades de investimentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) na região como, por exemplo, aquisição de armamentos, viaturas e recursos para cursos. Em 2015, será implantado o Sistema de Monitoramento de Vigilância Escolar. Serão sensores instalados em escolas que acionarão o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal.

A Guarda Municipal ganhou, este mês, mais oito viaturas. Em breve, os veículos serão utilizados na Ronda Urbana Municipal, em parceria com a Polícia Militar. "A Guarda Municipal estará onde a Polícia Militar não estará presente, porém, em pontos com riscos pequenos", explicou o secretário.



Módulos de Policiamento de Pacificação melhoram qualidade de vida

Os Módulos de Policiamento de Pacificação, inaugurados em maio do ano passado, nos bairros Nova Holanda, Malvinas e Lagomar já mostram resultados. Jório destaca a retomada dos serviços públicos, além da melhoria do rendimento escolar dos alunos, implantação de iluminação pública e realização de obras. "O processo de pacificação é uma política do Estado com resultados a médio e longo prazos, porém, já percebemos as melhorias na qualidade de vida dos moradores dessas comunidades", afirmou o secretário.

O Ciep Munipalizado Darcy Ribeiro, que atende 800 alunos na comunidade Nova Holanda, em tempo integral, é um exemplo. Na instituição foram registradas a redução da infrequencia e evasão, melhoria no desempenho escolar com a obtenção de maiores notas e consequente aprovação, além da diminuição da distorção "idade-série". A ação envolve todas as secretarias municipais, visando consolidar o processo de segurança. Para isso, estão em andamento atividades voltadas para a prática esportiva, limpeza pública, prevenção ao uso de drogas, trabalho e renda, empreendedorismo, saúde e educação, entre outras.

Índice do Mapa da Violência em Macaé diminui

O Mapa da Violência no Brasil, elaborado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), demonstra que a taxa de homicídios em Macaé está decrescente desde 2007, entre jovens de 15 a 24 anos. Em 2014, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro, foram registrados 89 homicídios para uma população de aproximadamente 253 mil pessoas. Por isso, a expectativa da Secretaria Municipal de Ordem Pública é que a taxa do ano passado seja, em média, de 35,17 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto a anterior era de 42, em 2013.

Guarda Municipal tem novas ações

Com a criação do Estatuto Geral da Guarda Municipal, que atribui inúmeras funções ao guarda municipal, os profissionais realizam mais ações nas ruas. A ideia é coibir as infrações criminais, com a redução na vigilância do patrimônio público. A medida possibilitou o aumento nas rondas e, com isso, houve diminuição do roubo a pessoas.

- Ao colocar a Guarda Municipal nesse novo sistema tático, percebemos a necessidade de associar o serviço com a tecnologia. Portanto, já estamos utilizando, nas rondas, um rádio digital que permite emitir informações sobre o posicionamento da viatura para o Centro de Controle Operacional. Os objetivos são aumentar a segurança do guarda, reduzir o tempo de reação de atendimento à população e, ainda, confirmar o cumprimento do planejamento da rota, por exemplo. O serviço já funciona e ficará dois meses em caráter experimental - ressaltou Jório.

O secretário de Ordem Pública informou ainda que Glicério, distrito da região serrana, conta com quatro guardas municipais, diariamente, sendo dois na base da Guarda Municipal, e outros dois posicionados em frente ao DPO. Já no Sana, são seis guardas municipais, sendo dois no portal e quatro no Arraial, cuja base está acolhendo também policiais militares.


Fotos Relacionadas