Com a instalação da rede principal de distribuição de água já concluída e com 70% da rede secundária já instalada, o distrito de Córrego do Ouro contará com água de qualidade até o final de abril, quando será inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA). As obras da Estação estão sendo feitas em parceria entre a Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Água (Emhusa) e a secretaria Executiva do Interior.
Segundo informações do gerente de operações da Emhusa, Gustavo Muros, a sede da ETA, na Fazenda Vitória, também está em fase de pintura, limpeza da área e instalação de cercas. Ele informou que a previsão é de que no dia 15 de abril a sede da ETA seja entregue para que os técnicos já iniciem a captação e posterior distribuição da água para a população. A água será captada diretamente do córrego do Ouro.
Sobre a instalação da rede de distribuição nas ruas transversais, o gerente de operações da Emhusa informa que falta apenas a instalação das redes nas ruas do Colégio Pedro Adami e da Igreja Católica. As obras estão em fase mais lenta nessas ruas, por conta dos transtornos causados pelas constantes chuvas na região serrana no mês de março. Na rede das ruas transversais estão sendo empregadas manilhas de 110 e 150 milímetros.
Na reposição da pavimentação das ruas onde a Emhusa e a secretaria do Interior estão instalando as redes de distribuição de água, aconteceram algumas dificuldades, também por conta das chuvas na região. “Pedimos a compreensão da população, pelas dificuldades na reposição dos paralelos, porque as chuvas vêm dificultando a compactação do solo. Em breve, toda a rede estará pronta e a população será beneficiada com água de boa qualidade, tratada e distribuída a todas as residências”, disse Gustavo Muros.
Sobre a inauguração da ETA de Córrego do Ouro, o presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, lembrou que com as redes de distribuição concluídas, serão realizados os testes de estanqueidade, para verificar se a rede não tem vazamento; e de funcionamento do sistema, para verificar se a ETA agüenta a pressão da água, após o que a Estação será inaugurada ainda no mês de abril.
Com a construção da ETA de Córrego do Ouro, o distrito serrano contará com água tratada e distribuída a todas as residências, trazendo melhoria da qualidade de vida e combate às doenças transmitidas pela água, como verminoses e hepatite. As obras da ETA acontecem por atendimento à antiga reivindicação da população ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi. A partir do funcionamento da ETA, o distrito, onde residem cerca de oito mil moradores, terá água tratada, com qualidade e em quantidade suficiente para atender a todos os moradores.
Continuando o propósito de levar água de qualidade às localidades da serra macaense, que nunca tiveram água tratada, a prefeitura de Macaé iniciará a construção da ETA de Glicério, quarto distrito de Macaé. As obras estão previstas para começarem em maio deste ano. “Em Trapiche já há uma ETA funcionando e com a Estação de Córrego do Ouro praticamente pronta e a de Glicério programada para iniciar em maio, em breve esse benefício chegará a todas as comunidades serranas”, conclui José Cabral da Silveira, presidente da Emhusa.