logo

Corrida rústica Glicério/Frade é atração do Fest Verão Esportivo na serra

06/03/2006 16:32:09 - Jornalista: Cesar Dusac

O Fest Verão Esportivo 2006 realizou neste domingo (05), a primeira corrida rústica Glicério/Frade, reunindo 87 competidores, de 15 a 75 anos, num percurso de 6.300m. Às 10h15, foi dada a largada. O 1º colocado na classificação geral foi Eliésio Miranda da Silva, 30 anos, 57 Kg, com o tempo de 22min 22seg 20 centésimos; o 2º lugar ficou com Francismar de Barros Dias, 37 anos, 60 Kg, que marcou 22min 58seg 60 centésimos, e o 3º colocado foi Paulo Luiz dos Santos Filho, 24 anos, 57 Kg, com a marca de 23min 03seg 40 centésimos. Foram distribuídos troféus, medalhas e dinheiro aos vencedores.

O evento foi promovido pela secretaria de Esportes e Lazer ( Semel) e Macaé Tur, com o apoio das secretarias de Comunicação Social (Secom), de Saúde (Semusa) e Fundação Macaé de Cultura (FMC). O responsável pela prova, Wellington Passos, falou em nome dos organizadores.

- A prefeitura não poderia deixar de prestigiar a região serrana. Por isso, os organizadores do Fest Verão Esportivo 2006 escolheram um evento da importância da corrida rústica para acontecer no percurso Glicério/Frade. Foi uma forma de marcar o evento na serra, enquanto se promove o turismo, mostrando as belezas da região aos competidores que vêm de outros municípios. Trouxemos competidores de nível nacional e internacional”, disse.

O 1º colocado faz parte da equipe Pé de Vento. Eliésio Miranda, natural de Palmas/Tocantins, representou Petrópolis. Em 2005, chegou em 24º lugar na São Silvestre-SP (15 Km), competindo com 20 kenianos. Na Maratona de Curitiba, principal do país, em 2004, foi o 4º colocado. Em 2005, foi vice-campeão da Maratona da Cidade do Rio de Janeiro (42.195 m), e vice na Meia Maratona de Tocantins (21 Km). “Duas características valorizam o percurso. São seis quilômetros com trechos muito íngremes e muitas curvas, que exigem esforço e preparo do atleta, além da temperatura elevada. A presença de atletas de nível nacional e internacional valoriza muito a competição”, afirmou o campeão.

Francismar Dias, 2º colocado, natural de Natividade (RJ), representou Rio das Ostras. Corre desde 1994, quando foi o campeão da Maratona do Rio. Em 2004, foi o 3º colocado na mesma competição. Paulo Luiz, 3º colocado, de Petrópolis, representou sua cidade. Também da equipe Pé de Vento, venceu a corrida rústica Zumbi dos Palmares, na cidade do Rio de Janeiro, no Dia da Consciência Negra, em 2005. No mesmo ano, foi o campeão da corrida rústica de Paquetá.

Na classificação geral, sexo feminino, Maria do Carmo Arruda Guimarães foi a primeira colocada, Abigail dos Santos a 2ª, e Marilei Silva ficou em 3º lugar. Na classificação Geral Masculina Macaé, Aldenir dos Santos foi o 1º colocado. Na classificação Geral Feminina Macaé, o 1º lugar ficou com Maria Aparecida Pinto de Mello. A classificação Faixa Etária Feminina, de 15 a 19 anos, teve Kátia Bento como 1ª colocada; na de 45 a 49 anos, Rose Mary obteve o 1º lugar. Na faixa mais jovem (15 a 19), masculina, Paulo Claudino tirou o 1º lugar, e na faixa dos idosos (70 a 74 anos), o 1º lugar foi para Álvaro Oliveira Silva.

Sebastião Caldas, 75 anos, completou a prova, e foi considerado hors-concours. Ele deu a receita da performance. “Não janto. De manhã, como pão sem miolo com pouca manteiga, café com leite, mamão, banana e laranja. No almoço, como de tudo: arroz, feijão, macarrão, batata; em dias alternados, como carne vermelha, frango e peixe. Toda semana jogo uma pelada, e corro alguns quilômetros todos os dias. Sou lateral esquerdo, deixei o futebol profissional em 1951”, contou o atleta.