A presença de manchas de óleo observada na Praia dos Cavaleiros, no último domingo, após o incidente envolvendo um rebocador e uma plataforma na Bacia de Campos deixou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em alerta. Como medida de controle, equipes da Semma e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal fizeram o monitoramento da costa na tarde desta terça-feira, constatando que as praias do município continuam limpas apesar do susto de domingo.
No monitoramento da costa macaense, que durou cerca de duas horas, foi utilizada uma embarcação tipo traineira adaptada para passeios turísticos. O barco percorreu a orla em direção à área sul e em nenhum momento verificou-se qualquer mancha de óleo. De acordo com o coordenador da Fiscalização Ambiental da Semma, Fernando Barreto, a equipe se manterá em contato com a Infraero na busca de informações trazidas pelas aeronaves que sobrevoam diariamente o litoral, e têm mais facilidade de verificar possíveis vazamentos de óleo no mar.
Mesmo eximida da responsabilidade pelo aparecimento de manchas na praia dos Cavaleiros, a Petrobras realizou um trabalho voluntário para ajudar no combate ao vazamento desde a Costa de Arraial do Cabo, onde, semana passada, avistou-se uma mancha de aproximadamente três quilômetros de extensão e 100 metros de largura. Em Arraial, o óleo chegou a atingir a Reserva Extrativistada Marinha (Resex).