logo

Covid-19: ampliação da frota de ônibus ajuda evitar disseminação

15/03/2021 11:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos / Arquivo Secom

Atualmente circulam na cidade 180 veículos

Para conter a disseminação da Covid-19, a Prefeitura de Macaé tem adotado diversas medidas. A delimitação de passageiros no transporte público urbano é uma delas. Os ônibus não podem circular com passageiros em pé e para que a população seja atendida, a Secretaria de Mobilidade Urbana solicitou o aumento da frota à concessionária.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, explica que o prefeito Welberth Rezende, logo que assumiu a gestão, buscou o aumento de circulação da frota de ônibus na cidade. Segundo ele, num primeiro momento, foi realizado o diagnóstico do transporte coletivo da cidade, com objetivo de entender as condições do serviço.

"Neste momento identificamos, entre várias coisas, um efetivo baixo de ônibus disponíveis para população, com isso elaboramos um plano junto com a empresa, que possibilitasse a regularização do problema. Em janeiro, a frota em circulação era entre 95 e 100 ônibus e a partir do dia 8 de março essa média passou para 180 veículos disponíveis para a população", afirmou.

Jayme acrescentou, que todo esse trabalho não irá beneficiar a população apenas momentaneamente, mas de forma permanente. "O aumento na frota além de trazer mais conforto para população, evita aglomerações neste período pandêmico", pontuou.

Várias outras medidas estão sendo tomadas, principalmente no que diz respeito a fiscalização do serviço para que seja cumprido o contrato de concessão, com cobertura de todas as linhas programadas, com pontualidade e qualidade. "O aumento do número de ônibus não resolve totalmente o problema do transporte público, o próximo passo é também buscar qualidade dos ônibus que estão circulando com a renovação gradativa de sua frota", disse.

A equipe de fiscalização da Coordenadoria de Transportes está nas ruas verificando se as normas estão sendo cumpridas. Caso seja observado algum descumprimento quanto à lotação dos veículos, a empresa sofrerá sanções previstas nos decretos em vigor.