Cozinha do Projeto de Hotelaria já tem projeto definido

08/08/2005 15:00:25 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) já encaminhou à secretaria de Obras (Semob) o projeto básico da cozinha do projeto Hotelaria Incubadora Escola. Elaborado pela Petrobras, uma das parceiras do projeto junto com mais oito empresas do segmento offshore, a cozinha é semelhante à de uma plataforma. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, será necessário fazer algumas adaptações para que o projeto se adeqüe ao local.

A cozinha será instalada na Incubadora de Cooperativas, onde são aplicadas as aulas teóricas. O projeto tem o objetivo de promover a profissionalização e a inserção no mercado de trabalho hoteleiro e alimentação. De posse do projeto, o próximo passo, segundo Tadeu, será fazer uma avaliação do local para uma readaptação, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Petrobras.

De acordo com ele, o estudo é necessário, já que serão instaladas câmara frigorífica e câmara de armazenamento. “Vamos elaborar um novo layout, avaliar a altura do piso e das paredes. Nosso projeto vai determinar o que tem que ser executado”, explica o secretário de Obras.

O levantamento inicial levará de 20 a 30 dias para ser concluído. Após essa etapa, a equipe da Semob vai quantificar o que vai ser gasto, para em seguida dar inicio às obras de readaptação.

O projeto Hotelaria é dividido em três unidades de negócios - o restaurante, o centro de treinamento em hotelaria e alimentação e o fornecimento de alimentos pré-preparados.

No primeiro semestre 150 pessoas, passaram pelos cursos de taifeiro (camareiro) e saloneiro (cumin). Nesta primeira fase do projeto foi feito o aperfeiçoamento da mão-de-obra que já atua no setor. Na próxima etapa, será formada uma turma de capacitação, além das aulas teóricas serão oferecidas aulas práticas que serão ministradas na cozinha montada na Incubadora. Toda parte pedagógica ficará a cargo do Senac.