Nesta quarta-feira (12) a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh) realiza no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Botafogo comemoração ao Dia Internacional da Mulher para a comunidade feminina. O evento será das 9h às 12h. O Cras do Botafogo fica na Rua Antonio Bichara Filho, sem número.
A proposta do evento é promover uma manhã de beleza e bem estar, com atividades que garantam a auto-estima nas mulheres. Corte de cabelo, manicure, depilação, limpeza de pele e penteados serão alguns dos serviços oferecidos na parte de beleza. Já na área da saúde haverá verificação da pressão arterial, distribuição de preservativo, orientações sobre os atendimentos voltados para a saúde da mulher e ginástica aeróbica.
Visando integração do grupo atividades de recreação, dinâmicas de grupo e pesquisa de sugestão para cursos no Cras serão realizados no evento, que é aberto ao público feminino que reside nos bairros do Botafogo, Novo Botafogo e adjacências.
Segundo a coordenadora do Cras, a assistente social Wanda Martins Machado, o evento foi programado pela equipe técnica que atua no Centro de Referência como forma de integrar as mulheres residentes nas proximidades da unidade às atividades sócio-assistenciais desenvolvidas.
Atualmente a prefeitura mantém Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na Nova Holanda e no Botofogo. Estão em fase de implementação física e estruturação de equipe técnica unidades para a Aroeira, Aeroporto e Bosque Azul, na Ajuda. O Cras é um projeto social realizado pelo município em parceria com os governos estadual e federal com a finalidade de garantir às famílias mais carentes acesso aos serviços assistenciais existentes no município.
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é um espaço destinado a ações de integração com a comunidade, visando o acompanhamento das famílias de baixa renda por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, bem como o fortalecimento dos vínculos de solidariedade. Dentre as ações ainda estão previstas atuação preventiva evitando que as famílias tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco.