Nesta segunda-feira (14) o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Holanda retomará suas atividades revitalizado. O atendimento sócio-assitencial contemplará as comunidades da Nova Holanda, Brasília, Nova Esperança, Barra e Fronteira, com o objetivo de atender de forma integral as famílias em situação de risco, o que possibilitará o acesso aos serviços de proteção social básica ofertados na rede social.
Segundo a coordenara do Cras, Wanda Martins Machado, este programa visa fornecer atendimento sociao-assitencial à comunidade carente; promover atividades de fortalecimento dos vínculos familiares; promover encaminhamento para outros recursos comunitários da rede de educação, saúde e assistencial; bem como assistir às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
O Cras da Nova Holanda está vinculado à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), e faz parte de uma ação do Governo Federal, executada pela Prefeitura de Macaé. Neste espaço, são desenvolvidas ações de integração com a comunidade, que visam ao acompanhamento das famílias de baixa renda por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, bem como o fortalecimento dos vínculos de solidariedade.
O secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira, ressaltou que uma das grandes metas da Semdsh para 2008 é investir ainda mais no social, focando na qualidade e eficácia de programas que dão certo, como o Cras. “Vamos garantir, através de treinamento, motivação e integração das equipes de trabalho dos programas sociais, um atendimento sócio-assistencial de ponta”, concluiu Jorjão Siqueira.
O Centro de Referência da Nova Holanda fica na Rua Jacinto Magrinam Ferreres, 159 (rua do canal) e será administrado localmente por Maria Lucia Azevedo Rubim.