logo

Cras do Novo Visconde faz seu primeiro arraial

19/06/2015 09:30:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Maurício Porão

Evento integra crianças e promove socialização

“São João” chegou mais cedo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alba Corral, do bairro Novo Visconde, que realizou seu primeiro arraial, nesta quinta-feira (18), reunindo um público diversificado e oferecendo diversas atrações do folclore popular, típico deste período.

Durante toda a tarde, as crianças e adolescentes que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de brincadeiras como “Dança das cadeiras”, “Corrida de saco”, “Grande roda”, “Cabra cega”, “Corrida do ovo na colher” e muitas outras. Duas quadrilhas se apresentaram: a primeira formada por crianças e a segunda, denominada “Quadrilha divertida”, composta por idosos que participam da coordenadoria da Terceira Idade e pelo público. Houve ainda, premiação e barraquinha de comidas típicas.

A tarde festiva foi promovida pelo Cras, que está sob a responsabilidade dos Serviços de Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com o objetivo fortalecer os vínculos familiares. Segundo a coordenadora dos Serviços de Proteção Social Básica, Márcia Estulano, o evento também buscou divulgar os serviços que são oferecidos nos Cras.

- O Cras do Novo Visconde é novo, possui apenas um ano de funcionamento e, no entanto, tem uma grande abrangência porque atinge a 23 bairros, com população estimada em cerca de 70 mil pessoas. Segundo o último censo do IBGE, já atendeu cerca de 300 famílias, só este ano. É preciso que as pessoas saibam que aqui elas encontram um acompanhamento socioassistencial às famílias que precisam. O SCFV atende crianças e adolescentes no contraturno da escola, idosos e toda a família com encaminhamentos aos programas do governo federal como o Bolsa Família, o Serviço de Proteção Integral à Família (Paif), o CadÚnico, o BPC, além da acolhida, visitas domiciliares e orientações -, explicou.

A diarista de trabalhos domésticos Nair Bastos, de 32 anos, há um ano não tinha com quem deixar seu filho de 10 anos. Conheceu o Cras do Novo Visconde, que fica nas proximidades de sua residência e levou o filho que estuda o ensino fundamental na escola pública para praticar esporte no contraturno das aulas. Ela garante que isso beneficiou muito a vida deles. “Foi uma 'mão na roda', porque além de tirá-lo do isolamento de estar sozinho em casa ou ir para a rua, ele agora aprende uma prática esportiva como o futebol e ainda conta com ajuda para fazer suas atividades escolares. Com relação a esta festa junina gosto do entrosamento com as pessoas. Isso aqui nos faz reviver”, acrescentou.


Fotos Relacionadas