Revitalização e dinamismo marcam o retorno do atendimento socioassitencial às comunidades do Botafogo e Nova Holanda. A Coordenação de Programas e Projetos Sociais da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (SEMDSH), a fim de ajustar as equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Nova Holanda e do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do Botafogo, promoveu nesta terça-feira (18), curso de aperfeiçoamento com o intuito de qualificar os profissionais que estão na ponta do atendimento.
O Paif do Botafogo retomou suas atividades no último dia 17 e o Cras da Nova Holanda volta a funcionar no dia 27 deste mês.
Segundo a coordenadora de Programas e Projetos Sociais da SEMDSH, Bárbara Monteiro, o objetivo do curso de aperfeiçoamento foi discutir ações de planejamento dos programas do Cras e do Paif para o ano de 2008, bem como integrar as equipes destes com a SEMDSH. “Estas ações fortalecem a relação interpessoal no trabalho, motivam e somam para a qualidade no atendimento ao público”, ressaltou Bárbara Monteiro.
O curso foi ministrado pelas assistentes sociais do Cras, Wanda Martins Machado, e do Paif, Marilene Souza Barros, ambas coordenadores dos programas supracitados. Vale ressaltar que o quadro de profissionais é composto por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e universitários.
Com a reforma administrativa da Prefeitura de Macaé, ocorrida em julho deste ano, o Cras e o Paif deixaram de ser responsabilidade da Fundação de Ação Social (FAS), passando para a pasta da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano.
Uma das grandes metas da SEMDSH para o Ano Novo é investir ainda mais no social, focando treinamento, motivação e integração das equipes de trabalho, garantindo eficiência no atendimento socioassistencial.
O Cras da Nova Holanda fica na Rua Jacinto Magrinam Ferreres, 159 (rua do canal) e será coordenado localmente pela assistente social Jane Lourenço da Cunha Marques. O espaço é destinado a ações de integração com a comunidade, visando o acompanhamento das famílias de baixa renda por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, bem como o fortalecimento dos vínculos de solidariedade. Dentre as ações ainda estão previstas atuação preventiva evitando que as famílias tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco.
Já o Paif do Botafogo, que fica na Rua Antônio Bichara Filho, sem número, será coordenado pela assistente social Maria Lucia de Azevedo Rubim, sendo uma ação do Governo Federal executada em Macaé, visando atender de forma integral as famílias em situação de risco, possibilitando o acesso aos serviços de proteção social básica ofertados na rede social.
Brinquedoteca
Os quase 600 brinquedos arrecadados no evento de assinatura da Ata Oficial do Programa Estuda Macaé – Bolsa Universitária/Técnico profissionalizante, no dia 12 de dezembro, foram destinados ao Cras e ao Paif, onde serão montadas Brinquedotecas, espaço para lazer das crianças que vierem a ser assistidas pelos programas. Os brinquedos foram doação dos alunos universitários e de cursos técnicos beneficiados com bolsa de estudo da prefeitura de Macaé.