O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Esperança foi reaberto na manhã desta terça-feira (17). A unidade é fundamental para o atendimento a 2.700 famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente para os serviços de Proteção e Atendimento à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vidas (SCFV), também das comunidades Nova Holanda a partir da Rua 10, Piracema, Águas Maravilhosas e Novo Mundo.
O espaço foi reaberto pelo prefeito Welberth Rezende, que falou da importância para as famílias de ter um Cras funcionando no lugar em que vivem. “A reabertura do Cras Nova Esperança é um momento importante, ainda mais depois da pandemia, que requer um trabalho mais intenso da assistência social. Primeiro pelas mortes e também pela fragilidade social de muitas famílias afetadas. Trabalhamos para reduzir a desigualdade social e o Cras é um espaço próprio para transformar a vida das pessoas para melhor”, destacou o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso Maia, disse que a equipe do Cras Nova Esperança tem a meta de trabalhar para zerar a fila de espera para o Cadastro Único (CadÚnico), a exemplo do que fez o Cras Aeroporto. “Esse trabalho faz toda a diferença para as famílias. Para isto, reabrimos o espaço com a equipe completa”, disse. Ele enfatizou que a reabertura do Cras foi possível através de parceria com o Legislativo Municipal e os líderes comunitários.
Após falar para os presentes, o prefeito fez o desenlace da fita, descerrou a placa de reabertura do espaço e o público pode conhecer as dependências. Também participaram da cerimônia de reabertura os vereadores Reginaldo do Hospital, Rond Macaé e Alan Mansur.
Estiveram presentes, ainda, os Secretários Municipais de Infraestrutura, Santiago Borges; de Obras, Felipe Bastos; Serviços Públicos, Rodrigo Silva; de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição; do Procon, Gilcimar Prata; de Pesca, Jair Gomes de Barcelos; de Comunicação, Edvandro Lameu; bem como presidentes das Associações de Moradores de Nova Esperança, Léo Batista, e de Nova Holanda, Alex Veloso, entre outros.
O Cras Nova Esperança é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A unidade funciona à Rua Sergipe, lote 9, esquina com a Rua Paulo Afonso, e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.