logo

CRD inicia projeto para a criação de multiplicadores em diabetes

12/04/2011 11:13:48 - Jornalista: Lione Acácia

O Centro de Referência do Diabetes (CRD) iniciou nesta terça-feira (12), no auditório da Secretaria de Trabalho e Renda (STR), um projeto em parceria com a Federação Nacional das Entidades de Associação dos Diabéticos (Fenad), que visa capacitar os agentes comunitários de saúde, para oferecer mais informações e cuidados aos indivíduos com diabetes. O evento acontecerá também na quarta-feira (13), com outros profissionais. Os assuntos abordados oferecem, para quem já atua na área, novos conhecimentos para auxiliar e orientar os pacientes.

As palestras visam ajudar na atuação dos agentes comunitários de saúde, na busca por informações que proporcionem um diagnóstico precoce, em indivíduos com tendência a diabetes. De acordo com o diretor do CRD, o médico Júlio César, dessa forma é possível ter uma ação mais preventiva.

- Com profissionais preparados, identificando indivíduos com tendência a diabetes, é possível retardar a instalação da doença e prevenir complicações em pacientes que já apresentem os sintomas, melhorando a qualidade de vida desses pacientes, ressaltou o diretor.

No evento, uma equipe multidisciplinar apresentou temas que procuram atender ao diabético em todas as áreas. Alguns assuntos como epidemiologia, custo da doença e formas de diagnóstico serão tratados nos dois dias de palestras. O objetivo é preparar os profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), para atuarem com os pacientes de diabetes, não só identificando a doença, mas trabalhando na educação desses pacientes para uma mudança de atitude.

O Centro de Referência do Diabetes (CRD) atende pacientes referenciados pelo programa das Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os casos mais graves para o CRD. Os pacientes passam pela avaliação de uma das endocrinologistas e, em seguida, pelo restante da equipe – assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, técnica de enfermagem e podóloga.
Os casos de diabetes sem complicação são tratados nas próprias unidades, que capacitam seus profissionais através de encontros e projetos como esse.

O Centro funciona na Rua Benedito Lacerda, 103, centro, atrás do Mercado Municipal de Peixes, de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h. O CRD é referência no tratamento da doença na região e foi criado com o objetivo de levar qualidade de vida ao diabético, mantendo-o saudável.