Macaé acaba de dar um passo importante para a democratização da cultura. Com o edital de chamamento público, divulgado nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial, a prefeitura instituiu o processo de credenciamento de artistas locais. Serão contempladas 27 vertentes culturais, como dança, teatro, orquestra, coral, artesanato, cultura urbana, cultura popular, apresentação circense, stand-up, entre outras. Os cachês variam de R$ 1.500,00 a R$ 8.400,00, de acordo com a categoria e a experiência do artista.
O objetivo é valorizar as categorias, garantindo transparência nos registros e pagamentos dos agentes culturais. Desde o ano passado, a administração municipal tem realizado ações para a classificação e habilitação dos artistas, assim como os critérios para a contratação direta, agendamento para a participação de eventos do município, tempo de apresentação, além dos valores dos cachês.
Segundo o Secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi, a iniciativa é um sonho realizado para muitos artistas macaenses, que há anos lutam por oportunidades de mostrar seu trabalho.
"Com o credenciamento, eles terão a oportunidade de participar de eventos promovidos pelo município, bem como a uma tabela de cachês justa”, pontua Leandro.
“Macaé é uma cidade rica em cultura, com artistas de diversos segmentos, como música, teatro, dança, artes plásticas e literatura. O credenciamento é uma forma de valorizar essa riqueza e de atrair mais pessoas para a cidade”, frisou o secretário.