Foto: Divulgação
As crianças assistiram a um filme no cinema do Shopping Plaza
Foi no escurinho do cinema que as crianças e adolescentes assistidas pelos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras), da Nova Esperança, e de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia), deram asas à imaginação. Os pequenos espectadores foram conferir de perto a história de “Ovo”, um garoto órfão que, desde bebê, foi criado nos esgotos da cidade de Ponte Queijo pelos boxtrolls, amáveis criaturas que vivem do lixo deixado por humanos. Como os boxtrolls são caçados impiedosamente por Archibald Snatcher e sua gangue, eles apenas deixam o subterrâneo à noite e, ainda assim, de vez em quando um deles é capturado.
Quando Peixe, o boxtrolls que criou Eggs, é pego, o garoto decide se aventurar pela cidade para resgatá-lo. É quando conhece Winnie, uma garota mimada que faz com que perceba que ele é, na verdade, um humano.
A película, de classificação livre, foi ofertada ao público mirim pela subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), em parceria com a iniciativa privada, abrindo a “Semana da Criança” no Município. Os parceiros Cinemagic Macaé e Bobs, do Shopping Plaza, proporcionaram o filme e o lanche, composto de chesburguer, batata, refrigerante, sorvete e um brinquedo de brinde. A gerente do Cinemagic, Eliana Bravin, elogiou a iniciativa de proporcionar cultura e lazer para quem não tem oportunidade de apreciar com frequência. “Cinema é diversão, e ver isso estampado no rosto das crianças não tem preço, principalmente. Por isso, somos parceiros de um projeto social”.
Já Mausicleire Matos, gerente do Bobs, disse que empresa já compartilha de projetos sociais como esse. “Além de participarmos, não nos custa nada fazermos uma criança feliz. É nesta semana das crianças que temos a oportunidade de fazer isso”. Y.C.P.C., de 11 anos, estava feliz porque, pela primeira vez, foi ao cinema. “Já vim com meus pais ao Shopping, mas nunca entrei aqui”. Para L.S.S. de 16 anos, cinema é diversão. “Eu acho muito legal ver filmes”, disse.
O subsecretário Rodrigo Leão explicou que, ao preparar diversão e lazer para as crianças e adolescentes, a Prefeitura reconhece que eles são detentores de plenos direitos legalmente garantidos. “Durante a ‘Semana’ teremos eventos de cultura, lazer e diversão para as crianças que vivem em risco social e têm dificuldades para acessar esse tipo de entretenimento cultural. Com isso, estamos dando a oportunidade de conhecimento sobre a sétima arte e, quem sabe no futuro, uma dessas crianças poderá despertar para esse tipo de atividade”, acentuou.
Para dar continuidade à Semana da Criança, nesta terça-feira (14), acontece, na Praça Veríssimo de Melo, sensibilização sobre os direitos da criança e adolescente com distribuição do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Na quarta-feira (15), está previsto um “Dia de Beleza na Serra”, com o oferecimento de serviços como corte de cabelo, maquiagem e saúde para meninas assistidas pelo Cras de Córrego do Ouro, e Boliche para crianças do Cras Aeroporto. Dia 16 (quinta-feira), os estudantes da escola municipal Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, assistem à peça “Saúde da Mulher”, com o Grutas. Haverá também palestras sobre “Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, “Uso e Abuso de Substâncias Entorpecentes” e “Direitos da Mulher”. A programação será encerrada na próxima segunda-feira (20), quando as crianças assistidas pelos Cras irão ao Boliche Oceânico de Macaé e também ao teatro do Sesi, assistir a peça “As Paparutas”.