O Coral do Projeto AABB Comunidade, de Macaé, apresentou nesta quarta-feira (14) o Musical de Natal no da agência Centro do Banco do Brasil. Ao término da apresentação as crianças ganharam presentes distribuídos pelo Banco. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Milmar Pinheiro, e as equipes de Integração, Supervisão Pedagógica e Superintendência da secretaria, além de representante da secretaria de Trabalho e Renda.
O musical contou “O sonho das três árvores”, parte narrada pela professora, parte cantada pelo coral. Os sonhos de grandeza das árvores, aparentemente frustrados, se realizam. A primeira se transforma na manjedoura, onde o menino Jesus é colocado ao nascer, a segunda se transforma no barquinho que o Senhor Jesus Cristo utiliza em suas viagens para pregar a Palavra de Deus, e a terceira é utilizada na confecção da cruz em que Cristo morre. Mas, a tristeza da árvore se transforma em alegria, ao saber que Ele ressuscitou dos mortos e vive para sempre.
Alguns clientes da Agência comentaram a apresentação das crianças. “Sou a favor das coisas boas”, disse Angélica, na fila dos idosos. O cliente Salgado se manifestou. “Aplaudo essa iniciativa, que visa a educar essas crianças”. Sérgio Barreto, da Imbetiba, disse que “outras empresas deveriam fazer projetos como esse”. Edson Anunciador, da Praia Campista, disse que conhece bem o projeto. “Esportes, artes, música, as crianças precisam ocupar sua mente com atividades que completam a educação da escola. Dou parabéns à Prefeitura e ao Banco do Brasil”.
Milmar Pinheiro disse que a apresentação das crianças foi além das expectativas. “Toda a equipe de professores, coordenada pela professora Maria Helena, está de parabéns, a começar pela professora de música, que nos proporcionou esse espetáculo. Agradeço ao Banco do Brasil, nas pessoas do coordenador Ronaldo Dias, do gerente Rui Rabelo e do presidente da AABB Lobiano Ribeiro”, concluiu.
O coordenador geral do Projeto, Ronaldo Dias, representante da Fundação Banco do Brasil e da AABB, disse que o projeto ainda não foi totalmente implementado. “Este foi o ano da implantação de um projeto programado para quatro anos. Vamos incluir teatro, artes plásticas, dança, jogos de salão como xadrez, damas, tênis de mesa e outro que poderão surgir”, afirmou.
Ronaldo Dias adiantou que ano que vem será incluído o voluntariado, com professores e instrutores da comunidade e funcionários da própria agência. Segundo ele, vai haver o Encontro Nacional de Educadores do projeto, que abrange 394 municípios e beneficia 57 mil crianças. No evento, há troca de experiências. A data ainda não foi marcada, e o local escolhido deverá ser Brasília.
Segundo o coordenador, a Fundação Banco do Brasil participa do projeto com material esportivo, didático, uniformes, móveis e utensílios. O parceiro local, prefeitura, através da Educação, entra com o transporte, alimentação, coordenação pedagógica, exames médicos e odontológicos. A AABB entra com o espaço.