logo

Crianças do Peti Fronteira recebem visita de dentista

10/05/2011 16:35:12 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Meninos e meninas participaram de palestra e aprenderam a cuidar melhor dos dentes

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do bairro Fronteira em uma parceria com o Programa Saúde da Família (PSF), realizou nesta terça-feira (10), aplicação de flúor e avaliação da saúde bucal das crianças atendidas pelo programa. Depois de avaliadas, caso seja necessário, elas serão encaminhadas diretamente para o PSF, onde irão realizar tratamento.

Meninos e meninas do Peti Fronteira receberam orientações para cuidar da saúde bucal. Um dos assuntos tratados foi a escovação diária. A dentista Juliana Manhães explicou que após as refeições é necessário escovar bem os dentes e ainda presenteou as crianças com escova e pasta de dentes. Depois a dentista e sua auxiliar, Juliana Neves de Souza, aplicaram o flúor e avaliaram a dentição. O objetivo é reduzir a incidência de cárie nas crianças.

A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo, o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

De acordo com o coordenador do Peti Fronteira, Douglas Fontes, para as crianças isso é muito importante, pois um tratamento dentário não é barato. Uma das preocupações do programa é manter a saúde da criança em dia.

- Aqui nós não trabalhamos a criança fragmentada, trabalhamos com ela em sua totalidade, sua saúde mental e física. Quando necessário, as crianças são encaminhadas para psicólogos, oftalmologista e dentista, disse ele.

O Peti Fronteira está localizado na praça do bairro e funciona em Macaé há seis anos, em parceria com a prefeitura e com os governos estadual e federal. O objetivo do programa é erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades sócio-educativas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos dois turnos, manhã e tarde, com período complementar ao do ensino regular. O telefone é (22) 2763.0152.