As crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do bairro Fronteira, conheceram o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, nesta quinta-feira (31). Os monitores de Educação Física que trabalham com o grupo acompanharam a visita que foi dividida em duas partes, às 9h e às 14h.
O trabalho tem o objetivo de apresentar o Moacyrzão às crianças que são vizinhas do estádio e ainda não o conhecem. De acordo com o coordenador do Peti Fronteira, o pedagogo Douglas Fontes, existe uma curiosidade e um encantamento pelo local, onde jogam times e craques do campeonato carioca.
O Estádio passou por uma reforma, visando modernizar as suas instalações e conta agora com um novo sistema de drenagem, grama sintética nas áreas de aquecimento, confortáveis cabines para imprensa, vestiários modernos com banheiras de hidromassagem, alambrado em policabornato para garantir melhor visão para os torcedores, iluminação com 172 refletores, 26 portões de acesso e três arquibancadas.
Além de Fontes e dos professores, a equipe do Peti Fronteira é composta por assistente social, psicólogas e monitores de educação física que trabalham várias modalidades esportivas, entre elas o futebol. Com isso, o interesse das crianças pelo estádio é ainda maior.
O Peti é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, e propicia um conjunto de ações socioeducativas e sociofamiliares, que integram as crianças com a sociedade, promovendo novos conhecimentos. O programa funciona em Macaé há cinco anos, em parceria da prefeitura com os governos estadual e federal. O objetivo é erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola.
Os trabalhos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos dois turnos, manhã e tarde, com período complementar ao do ensino regular. É a jornada ampliada que trabalha com as seguintes atividades: culinária, arte, cidadania, meio ambiente, educação física, recreação e capoeira. O Peti-Fronteira está localizado à Praça dos Servidores e o telefone é (22) 2763-0152.