Crianças do Polo Cultural Fronteira apresentam roda de capoeira

16/11/2015 16:11:00 - Jornalista: Thaisa Araújo

Foto: Thaisa Araújo / FMC

Evento marca comemoração do Dia da Consciência Negra

A Fundação Macaé de Cultura (FMC), por meio do Polo de Cultura da Fronteira, realizou no sábado (14), o primeiro batizado de capoeira, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro. Participaram do batismo todos os alunos que integram o curso de capoeira no Polo Cultural, aproximadamente 45 crianças, além de pais e representantes do governo.

A abertura do evento foi feita pela coordenadora Keila Quirino, em seguida vieram as apresentações da dança Maculelê, e o batismo de capoeira. Os alunos novos receberam sua primeira corda e os demais alunos passaram para graduações superiores. No batizado, um familiar é escolhido para ser o padrinho e amarrar a corda no aluno.

Ao falar da cultura afro-brasileira, o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Humberto Assumpção, se emocionou e disse que as manifestações culturais africanas e afro-brasileiras tem muito a ver com o sofrimento do povo negro e com a resistência. "Fico alegre com ações como essa do Polo Fronteira, que disseminam a cultura do nosso povo. Queremos levar a capoeira e as manifestações populares para o Teatro Municipal e para todos os espaços culturais de Macaé, pois são do povo macaense", disse Humberto, que destacou a importância da participação da comunidade nos eventos culturais que a fundação promove.

Além do Maculelê, os professores de capoeira Anu e Gabiru apresentaram com os alunos um tradicional samba de roda levando ao público muita festividade. Houve também a distribuição de cachorro quente e refrigerantes.

O encerramento foi feito com uma grande roda onde todos puderam participar e aprender um pouco sobre a capoeira. A vice-presidente de Preservação e Promoção de Igualdade Racial da FMC, Zoraia Dias, mostrou que tem jeito para a dança, assim como outros participantes.

Estiveram presentes ao evento o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Humberto Assumpção e sua esposa, Sonia Assumpção, a vice presidente de Preservação e Promoção de Igualdade Cultural e Racial do Município, Zoraia Dias e toda a coordenação e equipe do Polo de Cultura da Fronteira.

O Polo da Fronteira atende hoje mais de 400 alunos, disponibilizando aulas de balé, lambaeróbica, jazz, graffite, ginástica localizada, capoeira, oficina de artes, dança de rua, percussão, teatro e circo.



Programação de novembro

Está previsto ainda para este mês um passeio com as crianças e adolescentes do Polo, nesta quarta-feira (18). Quem promove o passeio, com roteiro histórico urbano, é a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico.

Além disso, o projeto mantém com as mães da Fronteira e adjacências um encontro mensal com debates sobre temas relacionados à mulher e seu papel na sociedade, através de palestras e diálogos que abordam diversos temas como igualdade de gênero, violência doméstica, autoestima, filhos e saúde, entre outros. O próximo encontro do "Mulheres Sem Fronteira" está previsto para o dia 27 deste mês e abordará o tema sobre a violência doméstica. O evento é realizado em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher comemorado no dia 25 de novembro.

O Polo de Cultura fica localizado à Rua Manuel Marques Monteiro, 724, bairro Fronteira. Mais informações pelo telefone (22) 2762 4716, das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas