logo

Crianças do Pró-Vida Cidadã ganham festa da Pride do Brasil

05/04/2006 16:46:16 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A prática de Responsabilidade Social da empresa Pride do Brasil proporciona festa de Páscoa, com brincadeiras, música e entretenimento a 100 crianças do projeto Pró-Vida Cidadã (pólo Nova Holanda). O evento, realizado em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS) acontece nas tardes desta quarta-feira (05) e quinta-feira (06), na Casa de Festas Mundo dos Sonhos, na Rua Alfredo Backer, 621, Centro.

Segundo a gerente administrativo da Pride do Brasil e presidente do Comitê de Responsabilidade Social da empresa, Denise Marinho Fernandes, o Lar São Francisco e a Casa do Caminho também recebem atuações da Pride, através destes tipos de evento. Além disso, a empresa promove estes acontecimentos nos pólos do Pró-Vida Cidadã do Parque Aeroporto e Botafogo, onde cerca de 200 crianças são alvo de diversas atividades.

Para a coordenadora pedagógica dos projetos pró-vida Cidadã, vinculados à FAS, Alessandra Gonçalves, outras empresas poderiam seguir o exemplo da Pride. “É importante o enfoque social dado pela empresa e que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social”, acentuou. Ela lembrou que as empresas Líder Turismo, Fiel e Locomac também colaboram para a realização desta festa, através do transporte para o público alvo.

Vinte e oito internos do Recanto dos Idosos também participam do evento. “É necessário tirá-los da solidão e da rotina, oferecendo-lhes alegria e momentos felizes”, enfatizou Denise. Tanto os idosos como as crianças ganham ovos de Páscoa.


Pró-Vida Cidadã

O Projeto Pró-Vida Cidadã tem o objetivo de evitar que 300 crianças, com idades entre 07 e 13 anos e 11 meses, de famílias em situação de vulnerabilidade social, fiquem nas ruas sujeitas às dificuldades e aos perigos como o envolvimento com mazelas da sociedade. A FAS, presidida por Fernando Horta, administra o projeto nos bairros de Botafogo, Nova Holanda e Parque Aeroporto.

Nos trabalhos desenvolvidos para crianças e adolescentes nos pólos, onde funcionam, inclusive, quadras para futebol de salão e outros esportes, há atividades lúdicas e recreativas, que acontecem durante o ano letivo.

Nas atividades – educação física, música, artes, teatro, capoeira e reforço escolar em português, matemática, leitura, higiene e saúde e ética e cidadania – existe fundamentação teórica para formar cidadãos conscientes. As crianças estudam em suas escolas em um período do dia e no outro participam de diversas ações nos pólos.

Segundo a coordenadora pedagógica dos projetos Pró-Vida Cidadã, as atividades têm metas de levar conhecimento às crianças, através de trabalhos sócio-educativos. Ela também reforçou que o projeto visa disseminar nos meninos e meninas valores que lhes dêem base, formando-os cidadãos críticos e pensantes para atuarem na sociedade, com identidade cultural.

Nos três pólos, acontece a atuação de equipe técnica formada por assistentes sociais e psicólogas para prestar auxílio às crianças e suas famílias. As profissionais fazem um trabalho psicossocial, envolvendo também as mães. Como conseqüência as profissionais visitam as casas, acompanhando o desenvolvimento social, cultural, psicológico, familiar e esportivo das crianças e adolescentes.