Foto: Divulgação
Projeto é voltado para o público infanto-juvenil
Cerca de 20 crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executado no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Botafogo participam do Projeto Botinho, na Praia dos Cavaleiros, já em sua segunda semana de atividades.
A iniciativa da secretaria de Desenvolvimento Social visa integrá-los nesta prática educativa que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Cedae e a Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), oferecem todos os anos, no período de férias escolares. O projeto é voltado para o público infanto-juvenil e consiste no aprendizado da natação, técnicas de salvamento no mar, ordem unida, educação física, prática de corrida e atividades que venham desenvolver a resistência, além de noções de segurança, disciplina, hierarquia e importância de preservação do meio ambiente, entre outros ensinamentos.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, o Projeto é de extrema relevância para o público assistido no Cras Botafogo. “Esta é uma experiência piloto. É importante ressaltar que os familiares das crianças ficaram encantados com a participação e que muitos teriam dificuldade para acompanhá-los ou mesmo para o lazer na praia durante o verão, pois a necessidade de garantir a subsistência e os poucos recursos disponíveis limitam suas possibilidades. Pretendemos, nos próximos anos, ampliar esta participação para outros Cras de Macaé.", garantiu.
Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura, Márcia Estulano, a participação no Projeto Botinho contou com a integração dos orientadores sociais comprometidos com o desenvolvimento das crianças, que são acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “São 23 crianças de sete a 14 anos, que frequentam regularmente o projeto de 8 às 11h, nos grupos Golfinho (crianças de 7 a 10 anos) e Moby Dick (de 11 a 14 anos)”, disse.
Ela explicou que os responsáveis deixam as crianças no Cras Botafogo, onde elas fazem um lanche antes de serem levadas por cinco orientadores sociais até a praia. “Os orientadores acompanham as atividades durante toda a manhã. A frequência assídua das crianças e adolescentes tem sido possível graças ao apoio do Gabinete do Prefeito, que nos cedeu o transporte para o deslocamento diário até o local do Projeto”.
Serviço de Convivência - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), como um benefício oferecido nos Cras de Macaé, é realizado com crianças, adolescentes e idosos, através de atividades lúdicas, culturais e esportivas, visando complementar o trabalho social com famílias de menor poder aquisitivo.