Crianças instaladas no Novo Cavaleiros terão veículo escolar

01/08/2005 17:17:23 - Jornalista: Janira Braga

Os filhos em idade escolar das 24 famílias instaladas em prédio alugado pela prefeitura no Novo Cavaleiros, que tiveram suas casas demolidas após decisão da Justiça, terão um veículo escolar a partir desta terça-feira (2). O veículo vai levar as crianças para as escolas e após as aulas, buscar. Esse é um dos acompanhamentos que a prefeitura está realizando ao grupo.

A Procuradora Geral do município, Maria Auxiliadora de Moura Ferreira, explicou que a ajuda que a prefeitura tem fornecido é por “solidariedade humana” e não por imposição da Justiça. “Não houve nenhuma determinação ou imposição da Justiça para ajudarmos essas famílias. Ajudamos porque todos são cidadãos”, disse. A procuradora já foi pessoalmente visitar as famílias para verificar a situação do grupo. O secretário de Obras, Tadeu Campos, também já esteve no prédio que a prefeitura alugou.

As 24 famílias nomearam quatro pessoas para serem os porta-vozes do grupo na prefeitura. Desses quatro, dois são considerados os “síndicos” do prédio, fazendo a interlocução com a prefeitura. “Eles nos avisam quando precisam de alguma coisa. Nossa porta está aberta para eles”, afirmou a procuradora.

Todas as 24 famílias ganharão casas populares, após decisão do prefeito Riverton Mussi (PSDB), sem que houvesse imposição da Justiça. O grupo permanece no prédio alugado no Novo Cavaleiros até a construção das casas. A entrega das casas está prevista para outubro. No momento, a prefeitura estuda a possibilidade de construir um tanque comunitário para o grupo.

As famílias ocupavam um terreno da prefeitura no bairro Novo Horizonte. Uma ordem de reintegração de posse, expedida pela Segunda Vara Cível de Macaé, determinou a retirada dos invasores, no mês passado.