Foto: Moisés Bruno
Moradoras do Sana recebem informações sobre violência contra a mulher.
Arte, saúde e muita informação marcaram a manhã deste sábado (22), no CriaSana. O local recebeu equipes da Secretaria de Saúde, Políticas para as Mulheres e Cultura e contou com a presença do ônibus do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Itinerante, que disponibiliza informações sobre combate à violência contra a mulher.
A diretora do Hospital de Trapiche, Emergências e Urgências da Região Serrana, Carine Lima, informou que a Secretaria de Saúde disponibilizou para quem passava pelo local, aferição de pressão arterial, testes para detectar Covid-19 e de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e HIV e ainda hepatites.
Já a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paisi), Renata Rodrigues, informou que eles conscientizaram as mulheres com folhetos explicativos sobre a importância de se realizar exames periodicamente para detectar o câncer de mama precocemente.
"No caso do teste de HIV, o aconselhamento é realizado em um local privado onde a pessoa é atendida com discrição. Caso seja detectada qualquer alteração em qualquer dos testes, nós encaminhamos para atendimento", disse.
Ela acrescentou ainda que uma das principais dúvidas das mulheres é se realmente há necessidade de fazer o exame e qual a diferença entre mamografia e ultrassonografia das mamas.
"Quem procurou a nossa equipe recebeu o encaminhamento para fazer o exame de mamografia em uma clínica credenciada pela prefeitura, entre outras informações", disse Renata.
"Muitas mulheres não se cuidam. É importante se falar em prevenção. Todos os anos vou ao ginecologista e peço o encaminhamento para fazer a minha mamografia", contou.