O Programa Cidade da Melhor Idade, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou na manhã desta sexta-feira (7), o projeto “Crochetando Possibilidades”, que tem como objetivo levar a arte do crochê a todos, com informações sobre plantas medicinais e alimentação funcional para uma melhor qualidade de vida.
A coordenadora do Programa da Melhor Idade, Magali Oliveira, afirma que o encontro contou com 20 participantes, entre pessoas já cadastradas pela coordenadoria e também que se interessaram pela atividade.
“A nossa intenção é realizar os encontros quinzenalmente. Nesta sexta-feira (7), as participantes tiveram a oportunidade de aprender como fazer um protetor de caneca”, disse.
Ela acrescentou ainda que no próximo encontro será ensinado outro trabalho feito com o crochê e que os interessados já podem procurar a sede do Programa da Melhor Idade, para fazer sua inscrição e saber mais informações.
A palestra foi ministrada por Adriana Gomes, que faz parte da equipe de docentes do Centro Multidisciplinar da UFRJ. Ela falou sobre as plantas medicinais e os benefícios que os chás podem proporcionar na melhoria da saúde das pessoas.
Ela informou que o “Crochetando Possibilidades” é um projeto de extensão do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé.
“Fazemos encontros com o objetivo de utilizar a arteterapia, que é uma prática integrativa e complementar em saúde, reduzindo os sintomas de ansiedade e estresse diários”, explicou.
A palestrante informou ainda que trabalhos manuais, como o crochê, trazem benefícios, como melhora na coordenação fina e a destreza das mãos.
Sobre uma alimentação saudável, Adriana Gomes, mostrou a importância da inclusão dos chás, que trazem diversos benefícios à saúde como o verde, de camomila e hortelã, que ajudam na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar.
O programa - A Prefeitura de Macaé criou o Programa Macaé Cidade da Melhor Idade por meio do decreto nº 259/2022. A Secretaria Adjunta de Governo acompanha a execução de planos, projetos, campanhas de conscientização e outras ações do governo voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa.
O trabalho é feito em parceria com outras secretarias e órgãos municipais. O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população com medidas que contribuem para melhorar a condição de vida e bem-estar como transporte, moradia, proteção à vida, participação e inclusão social, respeito e dignidade, participação cívica, emprego, comunicação, informação, apoio comunitário, serviços de saúde e mobilidade.
Mais informações sobre as atividades poderão ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160 ou, pessoalmente, na sede do programa, situada na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e às terças e quintas, até às 18h30. As atividades também podem ser acompanhadas pelo instagram
@cidadedamelhoridade.