logo

Cuidado redobrado no combate à dengue no verão

04/01/2008 11:02:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

As altas temperaturas e as chuvas constantes neste período são propícias para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. A secretaria Especial de Saúde de Macaé vem executando diversas ações no combate ao inseto, que são intensificadas durante o verão.

O secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, lembra que é importante o engajamento da população no combate ao mosquito. “Dados do Ministério da Saúde mostram que 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão em ambientes domiciliares, por isso precisamos da colaboração de todos nesta luta”, frisa.

Entre as ações da Secretaria, por meio do Centro de Controle de Zoonoses estão as visitas domiciliares e em pontos estratégicos realizados pelos agentes de endemias, além das campanhas de homeopatia contra a dengue adotadas em 2007 e que prossegue ainda este mês no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Nesta segunda etapa, mais de 60 mil pessoas já tomaram a medicação.

A homeopatia contra a dengue é utilizada como atenuante dos sintomas da doença e pode ser utilizada em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes e idosos. Outro trabalho importante desenvolvido pela secretaria de Saúde é o de educação e saúde junto às comunidades.

- Esta estratégia de trabalho visa alertar a população e ajudar na conscientização das pessoas sobre os cuidados no combate ao vetor e aos sinais e sintomas de risco para a dengue. Este trabalho vem sendo intensificado com ações de educação em Saúde pelos agentes comunitários de Saúde e agentes de endemias – completou.

Um dos cuidados que pode ajudar no combate ao aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue é evitar água parada em latas, embalagens plásticas, pneus e vasos de plantas. “Se medidas tão simples não forem levadas a sério, os focos da doença podem aumentar”, alertou Paulo. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e muita fraqueza.

A população pode contar ainda com o Disque Dengue (22) 2762-0175, para fazer suas solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta das 8h às 17h.