Para promover mudanças de estilo de vida que levem a sua melhor qualidade, a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) da Secretaria de Saúde de Macaé iniciou, esta semana, reuniões periódicas para atendimento aos assistidos pela Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade (LCSO). Os encontros acontecem no auditório da Casa da Criança, Centro da cidade.
Um total de 30 vagas são abertas por encontro. Os interessados devem solicitar inscrição por meio do número (22) 99900-5481. O programa de apoio aos pacientes obesos atende a pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 35, associado à comorbidade. O encaminhamento para o Catan é feito por profissional de saúde através de atendimento em unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e demais polos da rede de Atenção Básica.
Os encontros tiveram início na quarta-feira (26). Os próximos serão realizados nos dias 8 e 30 de junho. A última reunião contou com a participação de um voluntário que deu depoimento sobre o seu processo de emagrecimento iniciado em dezembro de 2019. Apenas com mudanças de hábito, Bruno perdeu 40 quilogramas.
A coordenadoria oferece acompanhamento mensal por equipe multidisciplinar composta por dois nutricionistas e psicólogo, além de agendar semanalmente, com exclusividade, até dez pacientes para consultas individuais com endocrinologista, no Hospital São João Batista, e também para dentista.
Uma das nutricionistas da Linha de Cuidado Sobrepeso e Obesidade do Catan, Rosiane Benjamin, ressaltou que a mudança de estilo de vida para a perda de peso não deve ser buscada apenas por pacientes pré-cirúrgicos ou pós-bariátricos.
"A obesidade tem sido um dos maiores problemas de saúde do mundo, predispondo a outras doenças como: diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, gordura no fígado, agravamento de doenças degenerativas, entre outras. O principal objetivo da LCSO é promover mudanças comportamentais, orientando os pacientes para que haja um real estímulo à melhora de sua qualidade de vida", disse.
Rosiane completa: "Não estamos lá para julgar o paciente ou brigar e, sim, para acolher e incentivá-lo a se cuidar, se tratar e, sobretudo, resgatar sua autoestima. Nossos encontros em grupo sempre são uma grande motivação, tanto para nós, como profissionais, como para nossos pacientes que se sentem acolhidos e especiais".
Os encontros acontecem no auditório da Casa da Criança, localizada na rua Dr. Télio Barreto, 316. Já o Catan funciona no Hotel de Deus, na Avenida Lacerda Agostinho, 477, bairro Virgem Santa, próximo à Linha Azul.