As inscrições para a aula podem ser feitas por email
A Secretaria Adjunta de Ensino Superior e Secretaria Municipal de Educação promovem o Programa Vidas em Rede – Network Lives – Redes Humanas, através do curso sobre o tema “Cultura de Paz e Saúde Mental”. O curso é destinado aos educadores da rede municipal e a comunidade em geral.
O curso se apoia na epistemologia da Heterogênese Urbana, criada pelo Professor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre (UniLivre) e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS). O processo de construção coletiva de conhecimento é a chave para a promoção de uma prática viva dirigida ao cuidado das crianças e jovens da rede pública municipal de ensino, bem como as pessoas da comunidade que lidam com este público.
Um dos temas centrais diz respeito à promoção da Cultura de Paz e o cuidado coletivo. “Cuidar dos ambientes interpessoais é uma experiência fundamental para a promoção de uma cultura de paz e, por sua vez, para a promoção de vínculos sociais mais potentes e vitalizados. Quando as emoções, as histórias de vida das crianças e jovens são validadas temos a chance de construir o sentimento de pertencimento social tão necessário para a vida em sociedade”, afirma Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.
A Professora Ana Carolina Moda Peixoto, psicóloga e neuropsicopedagoga da UniLivre, explica que existe um grande estímulo aos educadores e comunidades à construção de conhecimentos vivos entre as pessoas, valorizando-se a dimensão do humano, da presença de escuta, empática e em busca de contatos mais em sintonia.
“Este é um grande desafio para os educadores e para as comunidades, ou seja, sobre como construir caminhos de contatos mais vitalizados entre as crianças, adolescentes e adultos. Estimulamos os educadores ao caminho da ética da escuta, ou seja, de um modo de ser que é receptivo aos modos como os jovens e crianças constroem seus mundos na contemporaneidade. Afinal, o ponto de partida em qualquer processo de ensino-aprendizagem é o de construir ‘passarelas intermundos’, ou seja, construir caminhos de ligação e de comunicação entre os mundos das pessoas”, frisou a professora.
“A ética da presença, de uma postura receptiva ao mundo do outro é o caminho para a construção das ‘passarelas intermundos’ como caminhos que fazem atravessar sensibilidades e formas de ser. Esta lógica segue os princípios da Heterogênese Urbana que desenvolvo articulando Saúde Mental, Educação, Arte e Cultura desde 1998 na Prefeitura Municipal de Macaé”, ressaltou o professor.