Foto: Raul Silvestre
Atividades fizeram parte do Fest Verão
Capoeira, violoncelo, apresentação de palhaços foram as atrações que animaram Macaé em no projeto “Cultura de Quintal”. As atividades, encerradas nesta quinta-feira (31), sendo uma ação do governo municipal para as férias e levaram muita alegria para crianças, jovens e adultos no Solar dos Mellos.
O público pode contar ainda com música, contação de história e apresentações de mágica. Nesta quinta-feira dezenas de crianças e adultos deram muitas gargalhadas com a Cia Volta Seca de Teatro e Circo, prestaram atenção nas histórias contadas por profissional da HistoriArte, da secretaria de Educação da e curtiram melodias ao piano, com composições de Villa Lobos e Egberto Gismonte.
Para o compositor e pianista Paulo de Tarso, que animou os presentes, inclusive com suas próprias composições, a importância do evento é que ele proporcionou que a arte e a cultural produzissem vínculos sociais, aproximando as pessoas e alimentando a alma e o espírito das crianças, que desde pequenas podem apreciar e serem conhecedoras do Museu Solar dos Mellos.
Com o intuito de despertar o prazer de ler, imaginar e sonhar, a contadora de história, Margarida Barcelos, contou as histórias “Os Dois Amigos e a Liberdade”, de Januária Cristina e “Meu Dente Caiu”, de Viviane de Assis Viana. “Associações de Moradores e instituições de ensino devem participar mais ativamente de eventos como o ‘Cultura de Quintal’”, avalia Margarida, contando que crianças de todas as idades e idosos dos asilos macaenses têm curtido as contações de história dos sete contadores da HistoriArte.
Há dois anos em Macaé, fazendo teatro de rua nas escolas, a Cia Volta Seca de Teatro e Circo, de Goiânia (GO), cativou os presentes. Os palhaços Fornalha (Anthony de Brito), Violeta (Marizes Brito) e Pintadinho (Luciano de Jesus) utilizaram bonecos, bichinhos do reizado da cultura nordestina, fizeram mágica e, principalmente, levaram alegria para todos.