Com o objetivo de retomar o hábito das brincadeiras de quintal e aproximar o público da história da cidade, associando apresentações diversas e visitação ao Solar dos Mellos, a vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, da Fundação Macaé de Cultura, apresenta neste sábado (7), às 10h, a Cia Chirulico.
A Cia Chirulico, uma interação de palhaços com marionetes, mamulengos e boneco de ventríloquo, irá divertir a garotada no Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé. Segundo a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, o projeto é voltado para o público infantil, mas, a casa também fica aberta para visitas às exposições vigentes e a eventuais pesquisas para quem não pode fazê-las em dias úteis.
“Nossa intenção é referendar através do Cultura de Quintal, as atividades que mostrem a cultura local e regional”, diz Gisele.
Quem for visitar as exposições do Solar dos Mellos, irá conhecer a vida do professor Antônio Alvarez Parada com a exposição: "Tonito por Tonito: vida, ofício e obras", que ficará em exibição pública até o ano que vem.
Além de divertir seus frequentadores, o projeto Cultura de Quintal resgata valores e memórias comuns que vem sendo perdidos com o rápido crescimento urbano e populacional em Macaé. Desde que foi iniciado tem apresentado teatro, música, capoeira, jazz e muitas outras atrações. Todas as apresentações são gratuitas.
O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Foi construído no ano de 1891, pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro, um rico fazendeiro. Em 1911 foi comprado pelo jornalista Cezar José de Souza Mello para residência de sua família. A edificação possui estilo arquitetônico eclético, ou seja, duas estéticas: o romântico e o gótico. No Solar acontecem exposições, Cultura de Quintal, pesquisa, visita guiada, conservação e preservação.