logo

Cultura em todo lugar: Choro na Rua Macaé e Verão com Arte e Luz agitam Centro e Imbetiba neste fim de semana

01/02/2025 17:11:00 - Jornalista: Joice Trindade e Equipe Secom

Foto: Anna Chaffin, Maurício Porão e Ronan Alexandre

Projeto "Choro na Rua Macaé" faz sucesso no Calçadão

O mês de fevereiro começou com cultura em todo lugar. Os projetos “Choro na Rua Macaé” e “Verão com Arte e Luz” tomaram conta do Centro e Imbetiba.

Quem percorreu o Calçadão da Avenida Rui Barbosa neste sábado (1) teve a oportunidade de cantar, sambar e se encantar com o show do grupo Gente da Gente e a apresentação especial da cantora Andréa Martins, que soltou sua voz potente e esbanjou carisma. A programação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, conta com uma estrutura montada em frente à Sociedade Musical Nova Aurora.

O grupo Gente da Gente levou cadência ao bom e popular samba de raiz. Formado Everaldo Costa Martins (Hugo do Pandeiro); Luiz Fernando Alves de Oliveira (Tam Tam); Ualace Gonçalves (Binho-violão); Admilson de Souza (cavaquinho); Laurindo Carlos (Muleque do Afoxé) e Marinete Amaral (Pretinha do Tantan de Marcação) fez o público cantar e dançar .


" O grupo está honrado em estar no projeto. Agradecemos muito à Secretaria de Cultura por esta oportunidade, estamos muito felizes por estar nesta programação, ressaltou Pretinha do Tantan. No repertório canções como " Conselho", " Retrato", " A batucada dos nossos tantãs" e " Gente da Gente" aqueceram a plateia formada por moradores da área central e diversos bairros de Macaé. Entre eles estava Diana Costa. " Vim comprar material escolar para minha filha, e quando me deparei com o projeto fiz questão de parar para cantar e sambar. Adorei e quero voltar mais vezes", contou a moradora da Aroeira.De frente ao palco e na turma do gargarejo estava o atleta José Dionísio Rosa, de 72 anos . " Fiz questão de vim, e com certeza voltarei. O projeto é maravilhoso", falou ao esbanjar talento na dança.


O projeto visa proporcionar uma atividade cultural à população nas horas de lazer e estimular a formação de plateia. "O Choro na Rua" é um projeto que tem o intuito de levar a cultura e a música de qualidade para a rua, tornando-as acessível a todos em um momento de grande fluxo de pessoas. Hoje , o grupo Gente da Gente e a participação especial de Andréia Martins trouxeram o melhor do samba e da música popular brasileira para encantar o público e no dia 8 de fevereiro será o grupo Bico da Coruja. Para essa apresentação, estamos pedindo a colaboração de 1kg de alimento não perecível.A Secretaria de Cultura segue trabalhando para democratizar o acesso à arte e proporcionar momentos que celebram nossa tradição musical”, comentou a secretária de Cultura, Waleska Freire.

Andrea Martins 


A voz e suingue de Andrea Martins atraíram fãs da artista, moradores, lojistas e comerciários da área central. Com um repertório diversificado, a cantora aqueceu a plateia com canções como "Desalinho", "Não Deixe o samba morrer" e "Cabrocha".A cantora macaense que é uma grande defensora do Samba, da mulher sambista e da ancestralidade na música fez questão de saudar a plateia. "É muito bom estar na minha Macaé, neste projeto tão bacana da Secretaria de Cultura. Viva o samba, viva o chorinho. Agradeço por todo carinho", citou. Com talento, simpatia e ginga, a cantora que já tem 10 anos de carreira é reconhecida por se apresentar em várias casas de shows no interior do estado e pelos principais palcos que abraçam o samba de raiz da cidade do Rio de Janeiro, entre eles: Rio Scenarium, Teatro Rival, Carioca da Gema, Cacique de Ramos, Batuq, Clube Renascença, Bar do Zeca e Beco do Rato.

Verão com Cultura, Arte e Luz


Já o projeto “Verão com Cultura Arte e Luz” começou neste sábado (1º), no anfiteatro Tonito Parada, em Imbetiba. O espaço levou ao palco o som do cantor Fred Pereira, que com o melhor do axé. Uma tenda para troca de livros no espaço ‘Quem Lê Anda’ levou os amantes da leitura ao local.


As comemorações celebram o centenário de Tonito Parada, resgatando culturalmente o anfiteatro que será usado para programações durante todo o ano.


Artes, literatura, fotografia, gastronomia, dança, artesanato, oficinas, exposições e outras manifestações culturais também fazem parte do projeto da Secretaria de Cultura, que continua durante todos os sábados do mês de fevereiro no anfiteatro Tonito Parada, em Imbetiba (15), e no bar do Coco (8 e 22).