No dia internacional da mulher (8/3) a Fundação Macaé de Cultura fará uma homenagem especial às mulheres macaenses. A Coordenação de Cultura Afro-Brasileira (Corafro), programou diversas atividades, como palestras, apresentação de seresteiras, capoeiristas e desfile de modas do estilista Miguel Mussi, que vão acontecer no Teatro Municipal de Macaé, a partir das 18h.
“Nós vamos fazer uma reflexão sobre os problemas que afligem a mulher, focalizando a multiplicidade de origens e talentos da mulher macaense, ressaltando a importância da mulher afro-descendente e da negra na história do município”, explica Sônia Santos, coordenadora do Corafro.
A noite de homenagens a mulher começa com uma palestra sobre o
“Direito de ser Mulher”, com os representantes do Núcleo de Assistência a Mulher (Nuam), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Núcleo de Assistência a Mulher e a Criança, e da advogada Olga Meme Rios (ex-Coordenadora do programa DST/AIDS). Assuntos como a discriminação contra a mulher, inclusão social e a valorização dos talentos culturais serão alguns dos temas abordados na palestra.
A mais nova e a mais antiga servidora municipal de Macaé receberão uma homenagem especial da Fundação Macaé de Cultura, no Teatro Municipal. Logo em seguida, o grupo As Seresteiras e as Capoeiristas do Grupo Raízes de Aruanda farão uma apresentação especial. Um grande desfile de modas, do estilista Miguel Mussi mostrará o estilo da mulher afro-descendente, encerrando a noite de homenagens.