Bastou ecoar o som do violão para que a Praça das Artes ficasse lotada de baixinhos, altinhos, idosos, acompanhado de professores e artistas que compõe o quadro de profissionais da instituição, dando prosseguimento a mais uma tarde do projeto “Cultura na Praia”, da Fundação Macaé de Cultura.
Foi com muita criatividade que o designer, escritor e cantor André Araújo, animou as crianças por toda à tarde. Todos sentados e com os olhos e ouvidos atentos a cada anúncio de atividade proposto, eles interagiam e com muita disposição e alegria.
Este foi o caso de Matheus Dias Magalhães, de 9 anos, da Escola Municipal Eda Moreira Daflon, que além de cantar teve seu rosto reproduzido pelo professor de desenho da Escola Maria José Guedes (EMART), Ilzimar Bandeira Rodrigues.
Para a professora Fabiana Souza de Medeiros, esta iniciativa da Fundação é fantástica. “Nossos alunos já possuem o hábito de freqüentar o Centro Macaé de Cultura, pois todo final de ano, fazemos o encerramento escolar no teatro e trazemos as crianças para prestigiar as peças infantis. Acho importante essa interação e muito providencial para o desenvolvimento sócio cultural dos alunos”, declara ela.
Não se importando de mostrar a admiração, a secretária Vanessa Gonçalves disse. “Eu estava apenas passando, mas como adoro criança, música, teatro, enfim, resolvi parar. Achei muito interessante essas crianças cantando e participando de tudo sem a menor timidez, isto faz com que elas cresçam aprendendo a se comunicar com mais desembaraço.”
O microfone se tornou o objeto mais disputado pelas crianças, que não se intimidavam nem um pouco em disputar a atenção do público presente. As músicas de Luan Santana e Michel Teló foram as preferidas pelos “novos artistas”, que além de cantar, dançavam e animavam a platéia.
A Biblioteca Pública Drº Télio Barreto vem tendo uma participação fundamental neste projeto, que além de montar uma brinquedoteca, ofereceu várias atividades. A contadora de história, Rozane Carvalho e a assistente bibliotecária, Regina Sechauns, encantou os presentes com suas performances e contações de histórias.
A produção do evento ficou a cargo de Gabriel Emerik, que auxiliou também no som, mantendo as crianças embaladas por todo o tempo. A programação foi encerrada com a exibição do filme “Histórias de quem faz História” da professora Carla Miguelotte. Segue abaixo a agenda completa até o final do mês:
18/02: Sexta-feira
- Artesanato do Art Luz /Núcleo Fronteira: escamas de peixe
- Programa Art Luz: Núcleo Aeroporto/Fronteira -Apresentando Dança de Rua e Capoeira
17h às 18h- Saral da EMART: instrumentos variados.
24/02: Quinta-feira
- Artesanato do Art Luz /Núcleo Fronteira: escamas de peixe
- Professor de Desenho da EMART: Ilzimar, retratando o rosto das pessoas
- Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto disponibilizará:
1- Brinquedoteca- jogos educativos com professor direcionando
2- Teatro de Fantoches
3- Pintura do Rosto
4- Massa de Modelar para criar os personagens do Teatro e colocá-los em exposição
5- Contadores de Histórias
17h às 18h30 - Cinema na Galeria de Artes “A Contadora de Histórias em Copter Man”.
25/02: Sexta-feira-
- Matinê da Cultura com a participação de vários alunos das escolas municipais e particulares.