logo

Cultura participa do I Fórum Estadual de Secretários

05/05/2017 10:03:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Troca de experiências permearam o encontro

Cultura, criatividade e desenvolvimento foram os principais pontos que abriram a discussão do encontro realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, que aconteceu esta semana na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A reunião contou com representantes de todos os municípios fluminenses.

O encontro deu ênfase ao desenvolvimento de Oficinas do Rio Criativo nos municípios, trabalho este que consiste em consultorias gratuitas e abertas ao público, como o objetivo de estimular e implementar programas para o desenvolvimento de empresas e agentes da Economia Criativa Fluminense. Em Macaé, as oficinas aconteceram nos dias 2, 3 e 4 de maio.

O atual secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, foi eleito Diretor de Articulação Política do Fórum Estadual de Secretários de Cultura e, junto com outros representantes, fez parte das mesas de debates discutindo sobre vários temas, entre eles, "O Estado do Rio de Janeiro e sua vocação cultural"; "Marcos Regulatórios da Cultura"; "Economia Criativa" e "Patrimônio Cultural e Inovação", além de esclarecimentos sobre os Programas 2017 e 2018 do Estado para a Cultura.

A Secretaria Municipal de Cultura de Macaé foi representada pela secretária da pasta, Tânia Jardim; da diretora da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), Jaqueline Lima e do coordenador de Música, Marco Polo.

- É Gratificante estar com secretários de outros municípios fluminenses. Troca de experiências e expectativas. O tom de toda discussão é de otimismo. A frase de ênfase comum é: criatividade tem de superar a falta de recursos financeiros, a Cultura sobrevive pela alma dos artistas e gestores que têm a sensibilidade à flor da pele. Vamos nos unir, discutir e persistir no aguardo do Fundo Estadual de Cultura para que possamos receber verbas. Por fim, digo e repito: sem arte o mundo é desumano - concluiu Tânia.

As discussões sobre Cultura e outros temas pertinentes resultaram em uma carta de compromisso que foi assinada pelos secretários estabelecendo metas futuras, o "Pacto pela Cultura RJ".

O documento foi elaborado por gestores municipais e sintetiza a política cultural para que juntos os secretários concentrem esforços, recursos, ideias, energia, formando uma aliança de oportunidades e práticas.


Fotos Relacionadas