“A importância do conhecimento da História da Arte é descobrir a sua própria história e identidade como ser humano”. Com esta afirmação, o curador da Galeria de Artes Eisaboro Mori anuncia o curso que ministrará sobre Teoria e História da Arte. As inscrições estão abertas na Escola Municipal de Artes, no segundo andar do Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780, entre 9h e 18h. O evento tem o apoio da Fundação Macaé de Cultura.
O objetivo das aulas é proporcionar conhecimento sobre Teoria e História da Arte, abrangendo pintura, escultura, desenho, arquitetura e outros temas vinculados às artes plásticas. Mori disse que o evento está aberto para todos os interessados, havendo apenas 30 vagas. O curso, que o artista plástico Eisaboro chama de Encontro, terá início no dia 23 de maio, enfocando no primeiro bloco a Arte Pré-Histórica, a Arte das Estepes e da Civilização Mesopotâmica.
Segundo ele, a história da humanidade ocupa uma pequena parte da era geológica, dominada pelos grandes movimentos glaciais e, mais breve que os precedentes, é calculada em um milhão de anos, através da evolução terrestre. “O homem surgiu apenas há cerca de 150 mil anos e só pelos anos 40 mil AC é que se inicia a primeira forma de comunicação, ocorrida através do que hoje denominamos Artes Plásticas”, ensina.
Os encontros serão nos dias 23 e 30 de maio, 13 e 20 de junho e 11 e18 de julho, quando será ensinado o primeiro bloco. Já nos dias 15 e 22 de agosto, 12 e 19 de setembro e 17 e 24 de outubro, o assunto tratado será o Egito, Creta e Micenas. Enquanto que o tema relacionado à Grécia antiga tem dias marcados: sete, 14, 21 e 28 de novembro e cinco e 12 de dezembro. As aulas acontecem sempre nas terças-feiras, a partir das 18h, terminando às 20h. O local do curso será na sala de Teoria da Escola de Artes, que se localiza no quarto andar do prédio do Centro Macaé de Cultura. A mensalidade do curso custa R$ 80.