logo

Cultura promove música instrumental em Macaé

22/03/2006 15:04:04 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Fundação Macaé de Cultura (FMC), através do Conservatório Macaé de Música (CMM), promove dois eventos com o grupo musical Samambaia, do Rio de Janeiro, no domingo (26), no Centro Macaé de Cultura. Às 14h, quatro músicos do grupo realizam workshop de arranjo e prática de conjunto, no 4º andar, e às 19h, apresentam show de lançamento do CD Mosaico, no Teatro Municipal. O Samambaia tem como estilo a música instrumental brasileira.

O workshop é direcionado a alunos do CMM, das sociedades musicais Nova Aurora e Lyra dos Conspiradores, além de estar aberto a todos os interessados. No evento, haverá execução de algumas músicas do repertório do grupo, quando acontecerá audição comentada tratando de aspectos referentes ao tema Arranjo e Prática de Conjunto.

Além disso, os músicos Gabriel Santiago (violão e guitarra), Bruno Py (contrabaixo), Hernane Castro (bateria) e Marcelo Caldi (piano e acordeon) irão responder a diversos questionamentos sobre o processo de ensaios, arranjos, instrumentos e suas técnicas.

O grupo Samambaia foi formado em 1999, quando os integrantes cursavam a Universidade de Música (UNI-RIO). O CD Mosaico foi lançado em janeiro de 2006, no Mistura Fina, na Lagoa. Na ocasião, a cantora Leny Andrade (madrinha do grupo) participou do acontecimento. Ela estará presente no próximo show, no Rio, e no próximo CD do grupo. No Mosaico há 13 faixas compostas pelos integrantes. O concerto em Macaé inaugura o ano letivo no CMM. Enquanto o workshop é gratuito, os ingressos para o show custam R$ 5.

Segundo o coordenador do CMM, o músico Lúcio Duval, estes eventos são válidos, pois oferecem à comunidade atividades com a música instrumental brasileira, que não se restringem apenas aos alunos. “Estamos colocando Macaé no circuito de cursos de música, que não deixa nada a dever aos grandes centros”, avalia.

Já o violonista e guitarrista do grupo, Gabriel Santiago, diz que é importante o fato da música instrumental (mais elaborada) ser divulgada. “Infelizmente, os meios de comunicação de massa não a disseminam bem”, explica. Ele acrescenta que estas oportunidades em Macaé colaboram para estimular os iniciantes na arte musical.

Para Lúcio, Macaé está se tornando referência no setor de cursos de música, devido aos trabalhos do Conservatório, já que alunos de várias cidades da região (Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras) têm aulas no CMM. Gabriel lembra ainda que o público adquire senso musical mais apurado, com eventos como estes. O workshop e o show também têm apoio da prefeitura de Macaé e da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes.