A cultura também tem vez na Protection Offshore. Doze estandes distribuídos na área de circulação reúnem 120 trabalhos artísticos. Esculturas, pinturas, fotografias, litogravuras e serigrafias podem ser admirados pelo público. Intitulada “Meio Ambiente e Arte”, a exposição tem o apoio da Petrobras, MG do Brasil e prefeitura de Macaé.
Os expositores são Antônio Cardoso, Liara e Vicente Klonowski (escultura), Ariadne Decker, Deborah Col Costa, Eisaboro Mori, Jojó, Mariane Pires e Martinho Santafé (pintura), Cláudia Barreto (fotografia), Burle Marx (litogravura e serigrafia) e Maria Klonowska (tapeçaria e pintura).
De acordo com o curador da exposição, Eisaboro Mori, suas dez obras expostas mostram a água e a atmosfera, tendo como estilo o abstracionismo-expressionista, enfocando a representação do meio ambiente. Com o título de Universo, a mostra busca levar conscientização em prol da preservação da natureza.
Mori também é curador da exposição dos colegas na Feira. Neste trabalho, ele - que foi convidado - buscou dar caráter de linearidade da linguagem das obras expostas. Evitou, assim, a perda do sentido estético, pois as obras estão distribuídas de forma harmônica.
Já Maria Klonowska diz que tem o objetivo de mostrar vida (natureza, gente) em seus trabalhos (seis pinturas e três tapetes). “Procuro transmitir alegria e otimismo, uma vez que em meus trabalhos há muitas cores, além de movimento”, explica, acrescentando que seus quadros são realistas, mostrando paisagens e flores.
Martinho Santafé, que expõe pela primeira vez a nível temático – anteriormente só havia realizado exposições conceituais -, diz que seus quadros são abstratos, levando as pessoas a formarem suas próprias impressões. “Ter Eisaboro como curador garante excelência na exposição”, elogia o artista.