Os cursistas do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE - Formação pela Escola - receberam, nesta segunda-feira (28), os certificados referentes aos cursos frequentados por eles em 2011. No total, foram entregues 245 diplomas aos participantes das 14 turmas dos módulos “Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica” e de “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “Políticas Públicas na Educação Básica”, “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Controle Social para Conselheiros”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae), “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate).
A solenidade foi realizada na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença dos subsecretários de Educação, tutores, técnicos e integrantes das equipes pedagógicas. A secretária de Educação, Marilena Garcia, lembra que a formação dos gestores, professores, técnicos e representantes da comunidade tem como resultado o maior controle social das verbas públicas:
- Esta programação contribui com a valorização do conhecimento e da aprendizagem individual de cada um dos participantes, que atuam em prol da qualidade do ensino. Além disso, os cursos do “Formação pela Escola” têm como benefício a maior transparência da gestão pública, disse Marilena.
Para o tutor e coordenador do “Formação pela Escola”, Orlando Henriques, a programação de 2011 atingiu as expectativas: “Este período foi um grande encontro de conhecimento adquirido. Recebemos muitas pessoas interessadas em adquirir mais conhecimentos e todos os que receberam os certificados fizeram a escolha certa, pois o conhecimento liberta”, afirmou.
Para a tutora do Programa Formação pela Escola, Roze Tomaz, esta também é uma oportunidade para que os cursistas sejam multiplicadores e incentivem a participação de outros nos cursos: “Temos que parabenizar os cursistas formados e desejamos que outros venham conhecer o programa através das informações que serão disseminadas para que o programa se torne cada vez maior e a educação de Macaé progrida cada vez mais”, pontuou.
A formanda Ana Luiza dos Santos ficou satisfeita por todo conhecimento que pode adquirir no período em que participou do curso do “Programa Nacional de Transporte Escolar”: “Este período foi importante para que eu pudesse aprender os cálculos que são utilizados para que as verbas destinadas sejam, de fato, bem aplicadas pelos gestores”, contou.
A Educação oferece neste primeiro semestre cursos como “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (PNAE) e do “Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica”, direcionados aos integrantes do Conselho de Acompanhamento e Conselho Social (Cacs), dirigentes de unidades escolares, além de professores. Para o mês de julho, está prevista a abertura de vagas para o módulo do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate). Ainda no segundo semestre a equipe pedagógica do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE deve abrir um novo cronograma de cursos.
Também, a partir do mês de julho, serão abertas novas vagas para o curso do “Programa Direto na Escola”, que tem como finalidade reunir professores e gestores, inclusive os diretores e adjuntos da rede municipal que, recentemente, ocuparam cargos de dirigentes na rede municipal.
O “Formação pela Escola” é um programa de formação continuada, nas modalidades presencial e à distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE).