logo

Curso de atendimento a criança é realizado na guarda municipal

02/07/2008 15:59:34 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Desenvolver o pensamento crítico do enfermeiro. Com esse objetivo o Hospital Público Municipal (HPM) iniciou nesta quarta-feira (2) o curso de férias para enfermeiros e estudantes da área. Com a temática “Atendimento a criança criticamente enferma”, o curso será realizado uma vez por semana, com carga horária de 35 horas. No total, serão cinco aulas ministradas no auditório da Guarda Municipal, de manhã e à tarde.

- Nosso objetivo é desenvolver o pensamento crítico, não só a questão da parte técnica, mas também fisiológica, fisiopatológica, aspectos éticos, concepções filosóficas e sociológicas. Hoje abrimos as palestras com um debate sobre políticas públicas e falaremos do suporte básico e avançado em pediatria. Discutiremos ainda a fisiologia cardio-respiratória, que se refere a esse tipo de atendimento – explica o coordenador do Programa de Educação Continuada em Pediatria do HPM, doutor Rafael Vicente.

Ainda segundo o palestrante, o desenvolvimento do pensamento crítico é fundamental para um melhor atendimento. “Trazendo esse pensamento crítico ao enfermeiro, fazemos com que ele perceba seu poder de construir alternativas no processo em resolução de controvérsias que muitas vezes se torna presente no atendimento a criança enferma”, completa o coordenador e também pediatra.

Para a recém formada em enfermagem, Luciana da Silva Rosa, este curso é a oportunidade de se destacar no mercado. “Achei muito interessante o tema desse curso, porque é bastante específico, quando vi as informações no site percebi que seria uma ótima oportunidade. Normalmente os cursos para enfermeiros são amplos, o tema é generalizado. Quando estava estudando o atendimento crítico com crianças era muito pequeno. Espero que com essa capacitação eu possa me destacar no mercado de trabalho e conseguir um emprego”, disse.

O HPM conta com toda estrutura para atendimentos de emergência, com salas de cirurgia, consultórios de triagem, salas de cirurgia ambulatorial, salas de Raio X, Tomografia, Endoscopia e Ultrassonografia que compõem a Central de Diagnóstico por Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, Salão de Emergência, Serviços de Terapia Intensiva Pediátrica e para pacientes adultos.

Abaixo segue a programação dos demais dias:

DIA: 09/07
Manhã
09:00 – 12:30h: O Enfermeiro perante o binômio “Vida e Morte”.
Tarde
13:30 – 16:00h: Aspectos ético-legais, da atuação dos Profissionais de Saúde, no atendimento a criança gravemente enferma.
16:00 – 17:00: Debate em sala com os palestrantes.

DIA: 16/07
Manhã
09:00 – 12:30h: Reanimação Neonatal I (Introdução, Asfixia, Passos Iniciais e Ventilação com Pressão Positiva).
Tarde
13:30 – 17:00h: Reanimação Neonatal II (Massagem Cardíaca, Via-Aérea Avançada e Uso de Drogas.

DIA: 23/07
Manhã
09:00 – 12:30h: Fisiologia do Sistema Endócrino-Metabólico
Tarde
13:30 – 17:00h: Emergências Endócrino-Metabólicas em Pediatria

DIA: 30/07
Manhã
09:00 – 12:30h: Sepse na Infância
Tarde
13:30 – 17:00h: Pós-Teste