logo

Curso de capacitação para agentes de combate a endemias

20/02/2022 15:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Formações específicas acontecem mensalmente

Agentes de combate de endemias participam mensalmente de formações específicas sobre temas relevantes quanto à atuação. Recentemente, 23 agentes de combate a endemias participaram do curso de capacitação “Novas tecnologias para controle de vetores”. A programação foi realizada pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), por meio da sua Comissão Permanente de Formação Continuada, em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ).

A capacitação foi ministrada pelo biólogo Jorge Antônio da Cunha Chagas. Na oportunidade, ele destacou sobre as novas perspectivas de controle de vetores com a utilização de equipamentos modernos e que facilitam o trabalho dos agentes em campo. Na ocasião, o biólogo apresentou um panorama da importância desses equipamentos em cenários epidemiológicos de doenças causadas por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. Durante o curso também foi ressaltada a importância da utilização adequada dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual).

A qualificação faz parte de um conjunto de estratégias para melhorar o trabalho, visando o combate contra infestações de vetores no município de Macaé, além de proporcionar um trabalho mais efetivo e de segurança para os agentes de combate às endemias.

De acordo com a coordenadora do CEPSACZ, Pâmela Mussi, a formação é fundamental para a reciclagem e formação da equipe de bloqueio, que atua com todo o maquinário da Coordenadoria. “Para alguns agentes atuantes na equipe, este foi seu primeiro treinamento especializado, trazendo, inclusive, a conscientização sobre a importância do uso completo de EPIs. A formação é essencial e conta com especialistas que abordam temas diversificados que contribuem com o dia a dia”, ressalta.

Os cursos de formação organizados são considerados fundamentais para o aperfeiçoamento e implementação das técnicas mais avançadas aplicadas ao controle das arboviroses e zoonoses. Além disso, a Coordenadoria considera que “a realização dessa capacitação em parceria com o NUPEM/UFRJ permite um trabalho de cooperação entre o setor público e a academia na resolução conjunta de problemas que vem atingindo esferas da saúde, meio ambiente e também sociais”.

A Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro. O endereço eletrônico é cepsacz@gmail.com.