logo

Curso de contadores de história forma mais uma turma

13/09/2010 15:49:44 - Jornalista: Clinton Davisson

Foto: Divulgação

A Casa de Contadores de Histórias foi fundada no dia 30 de junho de 2008

A Casa dos Contadores de Histórias formou, na última semana, mais um grupo de professores contadores de história. Foram duas turmas em um total de 30 professores, que estavam fazendo o curso desde abril e agora se especializaram na arte de encantar crianças com histórias infantis utilizando as mais variadas técnicas de “contação” que podem incluir músicas, memorização, gestual e até dança.

Segundo a coordenadora, Maria Georgina de Sousa, o objetivo é preparar professores para lidar melhor com os alunos e principalmente para aperfeiçoar o funcionamento das salas de leitura das escolas. “É um processo de encantamento, onde a criança ganha gosto pelas histórias e, com isso, pela leitura”, exemplifica.

Nos "dias de batizado", um ônibus da secretaria de Educação trouxe 50 crianças de escolas municipais que foram divididas em duas salas e cada professor debutante teve que encarar sozinho a plateia infantil e contar sua história para ser avaliada pelo exigente júri infantil. Do lado de fora das salinhas, os colegas aguardavam em fila e tinha que lidar com o nervosismo. Para a contadora de histórias, Marina Santos Germano, que termina este ano o curso de formação de professores no Colégio Luiz Reid, a experiência foi recompensadora. “Tinha medo de gaguejar, mas quando comecei senti que eles tinham gostado”, conta Marina que usou uma música no meio da contação que arrebatou imediatamente a simpatia dos baixinhos.

No meio de muitas mulheres, o professor, Marciano Santuchi de Oliveira, formado em letras, também teve que suar para agradar a turma dos baixinhos. O texto escolhido foi tirado do livro “A Casa sonolenta” de Audrey Wood, que exigiu muita memorização dele e dos alunos, pois usava a técnica de repetir situações que fazia com que os alunos interagissem com a história no meio da contação. O resultado foi um sucesso! “Fiquei nervoso no começo, gaguejei, mas acho que isso não só faz parte, como também é a parte boa, da adrenalina que faz muito bem. Quando percebi que eles estavam envolvidos, fiquei mais tranqüilo e foi muito bom”, comemorou.

A Casa de Contadores de Histórias foi fundada no dia 30 de junho de 2008 e tem como objetivo incentivar e sensibilizar os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental para o uso da leitura como instrumento de crescimento individual, social, cognitivo e profissional.

Na Casa, todos participam de várias atividades, como oficinas de artes manuais, vivências e experimentações através do imaginário e do “faz-de-conta”, leitura diversificada na pequena biblioteca. Vale ressaltar que a prioridade são as narrativas populares, contos, lendas e "causos", que acontecem no espaço de contação.

Os interessados em fazer o curso podem procurar a Casa dos Contadores de História situada à Rua do Sacramento, 207 – Imbetiba que está aberta para toda comunidade macaense de segunda a sexta-feira. Ou ligar para a Secretaria de Educação no telefone: 27724955.