A Prefeitura de Macaé através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em parceria com o Projeto Mulher Reciclando (Promur) do bairro Malvinas, está atendendo, aproximadamente, a 40 mulheres com o curso de Corte e Costura.
Segundo a instrutora Edna Dias, muitas mulheres procuram o curso para aprender a fazer trabalhos em casa e ocupar o tempo, mas a maioria não descarta a possibilidade de trabalhar com costura para obtenção de renda própria. “Com o básico que damos no curso é possível fazer consertos e até algumas peças. Já trabalhamos todo tipo de medidas, o ponto reto e as técnicas para lidar com o motor da máquina”, explicou Edna.
Para a dona de casa Elaine Matos, o fato do curso ser próximo a sua casa foi determinante para que ela aproveitasse a oportunidade. “Tenho uma máquina e já fazia o básico, mas a chance de fazer o curso está sendo muito proveitoso para mim. Pretendo fazer outros avançados para me especializar”, contou a dona de casa.
A cozinheira Ruth Silva viu no curso a possibilidade de ter outra profissão. “Pretendo trabalhar para fora e fazer alguns consertos em casa. Acho muito válido o curso também porque não temos que gastar com condução”, destacou a cozinheira.
A secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, elogiou as mulheres que aproveitaram a oportunidade oferecida através do Cetep. “Através dos cursos Pereirão, outras mulheres estão sendo capacitadas para área da construção civil. Corte e Costura também é uma demanda de mercado e uma boa opção para a geração de renda. Estamos oferecendo as oportunidades para qualificação profissional e as mulheres são a maioria do público nos diversos cursos”, disse.
De acordo com a responsável pelo projeto, Magali Machado, a intenção é qualificar pessoas da comunidade onde o Promur está inserido. “As parcerias são importantes para que possamos cada vez mais atender melhor a população dos bairros distantes do Centro da cidade”, avaliou Magali, que montou o projeto há cinco anos.