Terminou nesta sexta-feira (14), o curso de desenho técnico do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), que reuniu 15 desenhistas, técnicos, projetistas, caldeireiros, montadores, delineadores, trabalhadores com usinagem e estudantes. As aulas, que aconteceram durante toda a semana, foram ministradas pelo instrutor, o técnico em Metrologia, Antônio Leal. “Realizamos nosso objetivo de apresentar ao público alvo todas as áreas do desenho técnico, enfocando o setor de mecânica”, disse Antônio.
- Não tivemos a finalidade de formar desenhistas nesse curto espaço de tempo, porém direcionamos os alunos, aproveitando sua base - explicou Leal, acrescentando que a partir de modelos da área de mecânica, foram utilizados instrumentos dimensionais como paquímetro, micrômetro e outros.
O curso complementou conhecimentos de todas as áreas técnicas tais como hidráulica, eletricidade, montagem, soldagem e outras. Leal ainda contou que o objetivo do curso de desenho técnico foi informar e familiarizar cada participante sobre o tema proposto, mostrando a importância e abrangência no mercado de trabalho internacional e regional – incluindo o Brasil e a cidade de Macaé. O local do curso foi a sede do IMMT, na Rua Perjentino Gomes 139, Novo Botafogo.
- Em cada curso, o grupo de pessoas se apresenta de maneira diferente. Nossas aulas foram divididas em duas turmas, uns com maior interesse em desenho de arquitetura e outros (a maioria) a fim de trabalhar com área de escalada industrial, com foco em mecânica e eletricidade – informou o instrutor.
Para o supervisor de acesso Izaqueu Moura Silva, 35 anos, da empresa Conect Serv, pelo fato dele ser da área de caldeiraria, o treinamento foi de muita valia. “Reciclei os conhecimentos necessários que preciso na minha profissão. Quero dar continuidade, no sentido de me aprofundar em fases mais avançadas”, opinou.
Já o alpinista industrial Wellington Marmelo, 31, também da Conect Serv, o curso foi importante por ter aberto a possibilidade de promoção para o cargo de supervisor. “Além disso, as aulas enriqueceram meu currículo na área de calderaria, através de temas apresentados como isometria, mecânica e outros. Todos muito válidos”, comentou.