logo

Curso de educação alimentar tem início no Centro de Convivência do Idoso

11/11/2014 15:44:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

O curso é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social

Começou, na manhã desta terça-feira (11), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), o curso de educação alimentar e nutricional do Programa Cozinha Brasil, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Gestão Municipal do Programa Bolsa Família (PBF) e da Subsecretaria do Idoso, em parceira com o Sesi-RJ.

Cerca de 70 pessoas, entre idosos, trabalhadores e a comunidade adjacente beneficiários do PBF, estão participando do curso, cujo objetivo é estabelecer um processo educativo permanente, voltado a colaborar com a mudança de comportamento em relação à produção, preparação e consumo dos alimentos, promovendo cultura de saúde, bem-estar e desenvolvimento com sustentabilidade. O Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que, normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes.

Ao ministrar o curso a nutricionista do Programa Cozinha Brasil, Aline Monteiro, preparou alimentos dando dicas de economia, qualidade, sabor e consumo consciente. Ela também ensinou os cuidados que devemos ter durante o preparo e manipulação dos alimentos, na higienização, congelamento e os 10 passos para uma alimentação saudável.

Para o gestor do PBF, Bruno Villela, uma boa alimentação é sinônimo de saúde, desenvolvimento físico e mental, capacidade adequada de aprender e agir. “Pesquisas apontam que a melhor qualidade de vida do trabalhador e da população em geral está relacionada a uma alimentação adequada, porém a falta de tempo para se alimentar e o desconhecimento das necessidades nutricionais diárias são os grandes vilões na qualidade da alimentação no dia a dia”, disse.

Participação dos idosos – Os idosos atendidos pelos programas do Centro de Convivência estão participando ativamente do curso. Segundo a subsecretária do Idoso, Catarina Sousa, os conhecimentos repassados durante o curso são importantes porque proporcionam aos idosos o conhecimento sobre a utilização integral dos alimentos.

- As orientações e receitas são importantes porque promovem uma alimentação saudável, nutritiva e, consequentemente, um envelhecimento com qualidade de vida. O envelhecimento com saúde é consequência de uma nutrição adequada, somada à prática regular de atividade física oferecida aqui no CCI, disse, lembrando que cada dia as receitas são diferentes e por isso o curso continua a aceitar inscrições até esta quarta-feira (12) para os turnos de 9h às 12h30 e de 13h às 16h30. “Ao final do curso, os alunos com presença em 75% das aulas recebem certificado de participação e um livro de receitas”, garantiu.

A macaense Isis Simões, de 51 anos, que trabalha no Cemeaes estava participando. Ela falou da importância do Programa. “Achei muito interessante para nossa saúde e até mesmo para o envelhecimento saudável. Foi muito bom aprender a aproveitar os alimentos integralmente e evitando o desperdício”. Já Mauro Dias, de 44 anos, que é chefe de cozinha do restaurante Domma, há cinco anos, disse que a capacitação na área alimentar lhe proporcionou mais conhecimentos e utilizará os ensinamentos e dicas da boa nutrição. “Com certeza aproveitarei na minha cozinha”, confirmou.


Fotos Relacionadas