A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) inicia dia 05 de maio, o curso de pós-graduação em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana. As inscrições podem ser feitas até o dia 04, na Funemac.
Para o antropólogo Júlio César de Tavares, coordenador do curso, continua complicado fazer um curso com esse tema.
- São cinco mil anos de civilização, mas ainda falta maturidade ao ser humano para reconhecer a importância do outro. Somos egocentrados com a cultura civilizatória - destaca Tavares, acrescentando que o curso tem um papel importante que é abrir os olhos do brasileiro para uma força de uma civilização na edificação da sua própria cultura, onde a maioria é de origem africana.
- O Brasil tem a maior população africana do mundo fora da África. São 90 milhões de habitantes – lembra o coordenador. Para ele, só esse fato já é o suficiente para fazer renascer nos brasileiros um sentimento de auto-estima e de busca de um passado histórico que foi fundamental para a Europa. “Não podemos virar as costas para um conhecimento como esse”, ressalta.
Tavares conta que o conhecimento africano foi fundamental para a montagem da economia brasileira na pecuária (onde os negros tinham tecnologia superior a dos europeus), na mineração e na metalurgia. O antropólogo espera, através do curso, incutir nos professores e alunos, uma nova mentalidade sobre a força e a potência da civilização africana.
- Nós crescemos envolvidos por estereótipos, preconceitos e acabamos reproduzindo esses estigmas – diz, relatando em seguida que os negros foram escravizados não só porque tinham músculos fortes, como apontam alguns livros didáticos.
- Os negros detinham uma tecnologia que podia acelerar a colonização de algumas áreas mantidos pelos portugueses e espanhóis. É preciso que o professor reconheça e valorize uma cultura que colonizou o mundo - finaliza.
A aula inaugural será realizada no salão de convenções do Hotel Crystal, a partir das 9h. Na oportunidade, haverá palestra sobre antropologia e história da Diáspora Africana. Os interessados no curso podem se inscrever na Funemac, que fica na rua Teixeira de Gouveia, 634, centro. Outras informações no telefone 2772-5036- ramal 211.